INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E AIDS: A importância da inclusão social no contexto das pessoas soropositivas.

Autores

  • Leonardo Diego da Silva Silveira UNP

Palavras-chave:

AIDS, INSTITUIÇÕES PÚBLICAS, INCLUSÃO SOCIAL.

Resumo

Na sociedade contemporânea, o ser humano cada vez mais se expõe, de maneira clara, a relações sexuais sem o uso devido de preservativos, pois acha que nunca irá se contaminar com algum tipo de doença sexualmente transmissível (DST). Mas é devido ao comodismo presente nas pessoas e a algumas outras causas que surgem tais doenças, dentre elas a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (HIV/AIDS). A presente pesquisa apresenta uma reflexão sobre a importância das instituições públicas no que diz respeito à inclusão social de pessoas soropositivas no contexto dessas instituições da sociedade. Tais equipamentos públicos são órgãos em que se materializam as políticas públicas. Como metodologia, foi efetuada a revisão bibliográfica acerca das relações sociais através da autora Douglas (1998), bem como pesquisas nos documentos de Dias (2010), Natividade e Camargo (2011), e também no documento da Declaração dos Direitos Fundamentais da Pessoa Portadora do Vírus da AIDS (1989). Portanto é importante pensar a inclusão de pessoas soropositivas em meio às outras pessoas e aos profissionais, pois as instituições tem uma grande influência cultural dentro da sociedade, o que as faz possuir um papel fundamental na promoção da educação inclusiva para com pessoas soropositivas dentro da nossa realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Diego da Silva Silveira, UNP

Universidade Potiguar - UNP/Mossoró

Referências

BRASIL. Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais. Declaração dos Direitos Fundamentais da Pessoa Portadora do Vírus da Aids: Direitos do soropositivo. Disponível em: <http://www.aids.gov.br/pagina/direitos-fundamentais>. Acesso em 27/09/2014.

DIAS, Adriana Viriato Fernandes. O pensamento científico e a construção de políticas públicas para a AIDS no Brasil contemporâneo. Rio de Janeiro, Setembro de 2010.

DOUGLAS, Mary. Como as Instituições Pensam. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1998. 161p.

NATIVIDADE, Jean Carlos; CAMARGO, Brígido Vizeu. Representações sociais, conhecimento científico e fontes de informação sobre AIDS. Paidéia . 2011, vol.21, n.49, pp. 165-174.

Downloads

Publicado

2015-03-02

Edição

Seção

RESUMOS EXPANDIDOS