FAMÍLIA HOMOAFETIVA: QUEBRANDO BARREIRAS DE VISIBILIDADE SOCIAL

Autores

  • Jéssika Karen Gomes Lima UERN
  • Ridiane Lima Meneses UERN

Palavras-chave:

PATRIARCADO, FAMÍLIA, FAMÍLIA HOMOAFETIVA.

Resumo

 A família tem sofrido modificações ao longo dos tempos, acompanhando as transformações religiosas, econômicas e socioculturais do cenário em que estão inseridas. Dessa forma buscamos desmitificar a ideia de um conceito único para uma definição do que é família, abordando assim a existência de novas formas de arranjos familiares. Destarte, este artigo objetiva apresentar um dos tipos de família existente, porém que socialmente tem pouca visibilidade, a família homoafetiva. Sendo assim, abordaremos aspectos importantes para a compreensão dessa união familiar, tais como, características, suas transformações na sociedade ao longo do tempo, os desafios que enfrentam para serem reconhecidas socialmente, entre outras informações necessárias para que se possa ter um entendimento das configurações e atuações dessa família no meio social atual. Para tanto, foi-se realizada uma pesquisa bibliográfica em PRADO (1981), SOUZA (1997), ALMEIDA (2010) e em documentos lançados pelo Conselho Federal de Serviço Social – CFESS. É sabido que, embora os avanços na garantia de direitos para a população LGBT tenham crescido a luta não pode parar. Portanto, se faz necessário a construção de uma nova ordem societária onde os sujeitos não se sintam oprimidos por serem diferentes e os direitos sejam garantidos de forma plena.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssika Karen Gomes Lima, UERN

Graduanda do curso de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Ridiane Lima Meneses, UERN

Graduanda do curso de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN

Referências

CFESS Manifesta Dia Mundial de Luta contra a Homofobia Brasília, 17 de maio de 2011. Gestão Tempo de Luta e Resistência. Acesso em 29 de Set 2014.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, Senado, 1998.

ALMEIDA, Janaiky Pereira. A família homoafetiva no contexto da sociedade patriarcal e capitalista. As multifaces do patriarcado: uma análise das relações de gênero nas famílias homoafetivas. Recife: O Autor, 2010. (Dissertação de mestrado em Serviço Social pela UFPE).

PRADO, Danda. O que é família? São Paulo. Brasiliense 1981. (Coleção Primeiros Passos; 50).

SOUZA, Anna Maria Nunes de. A família e seu espaço: uma proposta de terapia familiar. 2 ed. Rio de Janeiro: agir, 1997.

Supremo Tribunal Federal. Resolução sobre casamento civil entre pessoas do mesmo sexo é aprovada pelo Conselho Nacional de Justiça. Site: www.portalstfinternacional.com.br Acesso em 29 de Set 2014.

Downloads

Publicado

2015-03-02

Edição

Seção

RESUMOS EXPANDIDOS