A IMPORTÂNCIA DO USO DOS MATERIAIS DIDÁTICOS ADAPTADOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE EDUCANDOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO IERC-RN

Autores

  • Thayanne Érica Torres de Assis UFRN
  • Louise Sayonara Guedes Pereira UFRN
  • Riviane Soares de Lima Silva UFRN

Palavras-chave:

DEFICIÊNCIA VISUAL, MATERIAIS DIDÁTICOS, EDUCAÇÃO

Resumo

O presente trabalho objetivou compreender o uso dos materiais didáticos adaptados no processo de ensino e aprendizagem de pessoas com deficiência visual no Instituto de Educação e Reabilitação de Cegos de Natal-RN - IERC-RN, com o intuito de identificar quais materiais são usados em sala de aula, como e com que frequência são utilizados, além de buscar compreender a importância do uso dos mesmos no processo de ensino e aprendizagem dos alunos cegos e com baixa visão. A metodologia empreendida nessa pesquisa foi o Estudo de Caso, desenvolvido com base na pesquisa bibliográfica em Bueno (2004), Grifing e Gerber (1996) e Cerqueira e Ferreira (2000), nas observações e entrevistas realizadas com alunos da 3ª série do Ensino Fundamental e com os professores da instituição durante os meses de maio, junho e julho de 2012. A partir da análise dos dados, foi possível concluir que os materiais didáticos adaptados como o jogo da memória, o alfabeto em Braille móvel, mapas geográficos e históricos, entre outros, são usados com bastante frequência na instituição, auxiliando os alunos com deficiência visual na construção dos conhecimentos relativos às disciplinas como Geografia, Português e História. Ainda em conformidade com as entrevistas realizadas com os professores, foi possível compreender que sem esses materiais didáticos adaptados se torna, muitas vezes, inviável o processo de ensino-aprendizagem, pois muitos alunos se sentem excluídos por não estarem participando da aula. Além disso, tais materiais didáticos são responsáveis por motivar e melhorar a autoestima desses alunos, contribuindo assim para a efetivação da aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CERQUEIRA, J. B.; FERREIRA, M. A. Os recursos didáticos na educação especial. Rio de Janeiro: Revista Benjamin Constant, 15 ed., abril de 2000. Disponível em: < http://www.ibc.gov.br/?catid=4&itemid=57> Acesso em set. de 2014.

GRIFING, H. C. e GERBER, P J. Desenvolvimento tátil e suas implicações na educação de crianças cegas. Rio de Janeiro: Revista Benjamin Constant, 5 ed., dezembro de 1996. Disponível em: < http://www.ibc.gov.br/?catid=4&itemid=47> Acesso em 29 de setembro de 2014.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE- Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/>. Acesso em set. de 2014.

PROFETA, M. da S. A inclusão do aluno com deficiência visual no ensino regular. In: MASINI, E. F. S. (Org.). A pessoa com deficiência visual: um livro para educadores. 1. edição. São Paulo: Vetor, 2007.

SILVA, Luzia Guacira dos Santos. Educação inclusiva: prática pedagógica para uma escola sem exclusões. 1º Ed. São Paulo: Paulinas, 2014.

Downloads

Publicado

2015-03-02

Edição

Seção

RESUMOS EXPANDIDOS