A MÚSICA “TIGRÃO GOSTOSO” E A BANALIZAÇÃO DA SIMBOLOGIA CRUEL: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO NO COMBATE ÀS OPRESSÕES

Autores

  • Ridiane Lima Meneses UERN

Palavras-chave:

VIOLÊNCIA, PATRARCADO, EDUCAÇÃO.

Resumo

O fenômeno da violência contra a mulher tem sido tema de inúmeros debates desde os anos de 1970. Frequentemente, essa forma de violência, só é percebida quando se expressa nas marcas físicas. Porém o fenômeno é muito mais amplo, e em consequência da perpetuação de uma cultura machista e patriarcal muitas vezes fica invisível ou até mesmo legitimado. A exemplo disso, analisamos e debatemos a relação da música “tigrão gostoso” e a invisibilidade da simbologia cruel.  Nessa perspectiva, objetivamos realizar uma análise crítica e reflexiva em relação à abordagem desta temática com o intuito de dar visibilidade a problemática da violência de gênero e suas diversas facetas. Apresentamos dessa forma, a necessidade da ampliação do debate e a relevância de planear nos diversos níveis da formação escolar, uma prática pedagógica comprometida com o ato político que vise à formação humana, a promoção da igualdade de gênero e a superação dos padrões, visando uma educação antissexista e emancipatória em todos os sentidos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ridiane Lima Meneses, UERN

Discente do curso de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Referências

BEAUVOIR, Simone de. O Segundo Sexo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.
CISNE, Mirla. Gênero, Divisão Sexual do Trabalho e Serviço Social. São Paulo: Outras Expressões, 2012
FEITOSA, Sônia de Melo. As expressões do patriarcado presente nas letras de músicas de forró: uma análise de gênero. 60 p. Faculdade de Serviço Social - UERN - Mossoró-RN, 2008.
SAFFIOTI, Heleieth I. B. Gênero, Patriarcado e Violência. São Paulo: Perseu Abramo, 2004.
SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil para análise histórica. Tradução Chistiane Rufino Debat e Maria Betânia Ávila. New York: Columbia University Press, 1990.
TIGRÃO GOSTOSO, Disponível em: http://letras.mus.br/banda-abrakadabra/tigrao-gostoso/. Acesso em: 30 de agosto de 2014 as 14h25mim.

Downloads

Publicado

2015-03-02

Edição

Seção

RESUMOS EXPANDIDOS