A EXPERIÊNCIA FORMATIVA DE MARIA NO PROJOVEM URBANO: DO LIMITE À SUPERAÇÃO

Autores

  • Ana Lúcia Oliveira Aguiar UERN
  • SÔNIA ALVES BEZERRA DAIN/UERN
  • JOSIANE DIAS SILVA UFERSA

Palavras-chave:

Inclusão sócio-educacional, Cidadania, Autobiografia

Resumo

Trata-se de um Programa Nacional de Inclusão de Jovens - o ProJovem Urbano (PJU), que tem a finalidade de elevar o grau de escolaridade, visando ao desenvolvimento humano e ao exercício da cidadania por meio de conclusão do ensino fundamental, de qualificação profissional e do desenvolvimento de experiências de participação cidadã. Será isso possível? A aluna, Maria, experimentou essa mudança. Objetivamos compreender e socializar como essa jovem mudou a sua perspectiva de vida no seu percurso pelo PJU. Para tanto, utilizamos a narrativa (auto) biográfica de Maria por contribuir para a mudança pela reinvenção de si, através da própria consciência de ser e estar no mundo e das potencialidades a que possui, seguindo a trilha do próprio limite à superação, o qual coloca esse sujeito como protagonista que analisa, através da reconstrução da memória de suas experiências, numa trama que repercute no presente e cria novas possibilidades de enfrentamento, rumo a conquistas futuras. Essa jovem concluiu esse curso, tendo como meta prosseguir os estudos. O Projovem Urbano contribui, de fato, na afirmação da dignidade, da cidadania e do respeito à diversidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Lúcia Oliveira Aguiar, UERN

Possui doutorado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (2008). Atualmente é professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, membro dos Grupos de Pesquisa em Alfabetização e Letramento e Psicologia e Educação Inclusão. É professora do Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Educação, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. É vice-coordenadora do Mestrado em Educação (POSEDUC). É diretora da Diretoria de Apoio à Inclusão (DAIN/UERN).

Referências

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 6. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982a.
____________. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educação. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura).
______. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Ed. UNESP, 2000.
JOSSO, Marie- Christine. Formação Docente e Profissão: formar-se para a mudança e a incerteza. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2006. (Coleção Questões da Nossa Época; v. 77).
JOSSO, C. Experiências de Vida e Formação. Lisboa: EDUCA, 2002.
_______. A experiência de vida e formação. 2 ed. Natal: EDUFRN, São Paulo: Paulus, 2010.
Manual do Educador: Orientações Gerais. Brasília: Programa Nacional de
Inclusão de Jovens – Projovem Urbano, 2012.
MOREIRA, Camila. Distorção idade-série na educação básica. Disponível: <http://cmoreira2.jusbrasil.com.br/artigos/111821615/distorcao-idade-serie-na-educacao-basica>. Acesso em 28/09/14.
SACRISTÁN, J. Gimeno. Currículo e diversidade cultural. In: SILVA, T.T.; MOREIRA, A. Territórios contestados. Petrópolis: Vozes, 1995.

Downloads

Publicado

2016-02-11

Edição

Seção

ARTIGOS COMPLETOS