Direitos humanos e inclusão escolar: uma leitura crítica acerca da pessoa com necessidade educacional especial

Autores

  • Adriane Santos Gois UFERSA
  • Francisco Antonio de Sousa UFERSA
  • Luiz Gomes da Silva Filho UFERSA

Palavras-chave:

Direitos Humanos, Inclusão Escolar, Necessidades Educacionais Especiais.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo mostrar através de discussões, leis e decretos que a inclusão da pessoa com necessidade educacional especial é possível na escola, sendo necessário enxergá-los enquanto cidadãos e com todo o direito a educação. Desta forma, com o intuito de propor para todos uma educação de qualidade, é extremamente necessária uma reconstrução ideológica do sistema educacional, visando melhores condições no processo educativo, revisando conceitos e paradigmas com o propósito de reorganização do próprio sistema. Propondo assim, condições de desenvolvimento na educação especial. Assim a escola será integrada na perspectiva da inclusão, tornando-se o caminho para reavaliar as diferentes formas de exclusão social e educacional que continuam solidas no processo de transformação da inclusão. Dessa forma, as ações baseadas na inclusão tornam-se uma realidade desafiadora para o sistema de ensino brasileiro. Neste sentido, as pesquisas deste artigo mostra que cooperar com o fortalecimento das ações sociais voltadas para educação inclusiva é pensar em novas perspectivas no acesso e permanência da pessoa com necessidade educacional especial no âmbito escolar, proporcionando assim condições para uma educação de qualidade e igualitária para todos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Senado Federal. Decreto, nº 3.956. Brasília, DF, 2001.
_______. Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, 2008.
FREIRE, P. Política e educação. 5ª ed. São Paulo: Cortez, 2001.
GIL, A. C. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3ed. São Paulo: Atlas, 1991.
MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 1997.
MAZZOTTA, M. J. S. Educação Especial no Brasil: História e Políticas Públicas. São Paulo: Cortez, 1996.
SANCHEZ, P. A. A Educação Inclusiva: um meio de construir escolas para todos no século XXI. Revista Inclusão. Brasília, v.1, n.1, out./2005.

Downloads

Publicado

2016-06-17

Edição

Seção

ARTIGOS COMPLETOS