Avanços e desafios das políticas públicas de inclusão para pessoas com deficiência

Autores

  • Antonia Carolina de Andrade Jales

Palavras-chave:

Pessoas com Deficiência, Movimentos Sociais, Discriminação, Preconceito.

Resumo

As pessoas com deficiência faz parte de uns dos grupos mais excluídos e invisibilizados na sociedade, no Brasil cerca de 45.606.048 de brasileiros, 23,9% da população total, têm algum tipo de deficiência – visual, auditiva, motora e mental ou intelectual (Cartilha do censo, 2010), e está presente em todas as classes sociais, mas as que tem os seus problemas de equiparação mais acentuados são as pertencentes das classes mais baixas. As pessoas com deficiência foram historicamente excluídas da sociedade e amparadas pela caridade e filantropia, porém esta situação foi mudando com a força dos movimentos sociais à partir de 1980, e hoje se encontra com grandes avanços, mas ainda se tem muito a ser conquistado, pois essas pessoas sofrem diariamente, seja tanto pelo preconceito e discriminação como também pelas más condições oferecidas pelo governo. Neste presente trabalho irei retratar um pouco do trajeto das políticas públicas no cenário brasileiro, e como está consolidado. Meu objetivo é expor como são vistos as pessoas com deficiência na sociedade brasileira, fazendo um resgate histórico até os dias atuais, e como foram suas articulações para as conquistas das políticas públicas de sua categoria. Disponibilizarei de dados históricos e de documentos acerca deste tema para conseguir atingir o meu objetivo, desde logo, irei questionar o silênciamento das pessoas com deficiência na sociedade onde são oprimidas socialmente, logo depois abarcar os movimentos sociais como fontes de conquistas para este segmento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BERNARDES, Liliane Cristina Gonçalves, Avanços das política públicas para as pessoas com deficiência: uma análise a partir das conferências nacionais, 1° edição, Brasília, 2012.


Cartilha do Censo 2010 – Pessoas com Deficiência / Luiza Maria Borges Oliveira / Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) / Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNPD) / Coordenação-Geral do Sistema de Informações sobre a Pessoa com Deficiência; Brasília : SDH-PR/SNPD, 2012. 32 p.

FIGUEIRA, Emílio – Caminhando no Silêncio – Uma introdução à Trajetória das Pessoas com Deficiência na História do Brasil - Giz Editora, São Paulo, 2008.

MAZZOTTA, Marcos José Silveira. Educação especial no Brasil: história e políticas públicas. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

MELO, Gardênia Lúcia Val de. Pessoas com deficiência : conquistando direitos, construindo cidadania / Gardênia Lúcia Val de Melo, Viviane Fernandes Faria. – Teresina : SEID, 2009. 64 p. : il. – (Série Seidinho & sua turma ; 1).

ONU. Declaração Universal dos Direitos Humanos. 1948. Disponível em:
portal.mj.gov.br/sedh. Acesso em: 21. 10.2015,14:09.

Planalto. Dispõe sobre os planos de benefícios da previdência social e dá outras providências. 1991. em:< http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8213compilado.htm > Acesso em: 23.10.2015, 15:32.

UNESCO. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre
necessidades educativas especiais. Brasília: CORDE, 1994.

Downloads

Publicado

2016-06-20

Edição

Seção

ARTIGOS COMPLETOS