Espaço de passagem e acessibilidade: um olhar sobre os terminais turísticos de Portalegre/RN

Autores

  • Antônio Carlos Leite Barbosa UFERSA
  • Francisco Carlos Pereira UFERSA

Palavras-chave:

Turismo, Acessibilidade, Portalegre/RN, Espaço de Passagem, Espaço Público.

Resumo

O turismo cada vez mais pede espaços de passagem com vistas a um desenho universal. Caracterizado como uma atividade de visita a diferentes localidades em um curto espaço de tempo, questões como acessibilidade urbana e física exige uma reflexão de planejamento de espaços mais acessíveis e inclusão social. Este trabalho realiza um diagnóstico dos terminais turísticos de Portalegre / RN, a partir de um levantamento fotográfico e pesquisa bibliográfica, apontando os principais problemas espaciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL, Ministério do Turismo. Turismo e Acessibilidade: manual de orientações. 2ª Ed. Brasília: Ministério do Turismo, 2006. Coordenação Geral de Segmentação.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 2009. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br> Acesso em: 11 de setembro de 2015.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 5.296 de 02 de dezembro de 2004.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei N.º 11.228, de 25 de junho de 1999.

ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9050/04: Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro: ABNT, 2004.

SANTINI DE ALMEIDA, Paula Aparecida; LOTUFO BUENO-BARTHOLOMEI,
Carolina. Acessibilidade de “Cadeirantes” No Espaço De Ensino Público: Unesp,

Campus De Presidente Prudente – SP. Revista Tópos, São Paulo- UNESP, V. 5, N° 2, 2011.

Downloads

Publicado

2016-06-20

Edição

Seção

ARTIGOS COMPLETOS