As influências e consequências da reestruturação do capital sobre a educação profissional (do campo)

Autores

  • Eloisa Varela Cardoso de Arruda IFRN
  • Márcio Adriano de Azevedo IFRN
  • Dayvyd Lavaniery Marques de Medeiros IFRN

Palavras-chave:

Restruturação do Capital, Educação Profissional do Campo, Pronera, Pronacampo.

Resumo

O escopo do presente artigo é discutir as influências e consequências da reestruturação do capital sobre a Educação Profissional do Campo. Para tanto, adotamos como ponto de partida, as diferenças existentes entre os projetos de Educação Profissional do Campo desenvolvidos no âmbito do Estado brasileiro, especificamente, as diferenças existentes entre Programa Nacional de Educação do Campo (PRONACAMPO) e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA). Com esse fim, optou-se por alguns procedimentos teórico-metodológicos, como a revisão bibliográfica e a análise documental, tomando como referência os documentos norteadores dos referidos programas. Além disso, elegemos como fomentadores do nosso arcabouço teórico autores como Harvey (2010); Antunes (2009); Manurim (2011), Molina e Jesus (2004; 2010), Oliveira (2012), entre outros. Sua justificativa se volta a relevância acadêmica-cientifica do tema, bem como ao fato da existência ínfima de produção acadêmica vinculada ao que pretendemos discutir. Esse trabalho é um recorte da pesquisa em andamento no mestrado acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN que aborda aspectos relacionados a Educação Profissional do Campo ancorada na realidade campesina, bem como, a sua contribuição para o desenvolvimento econômico, social, político e cultural dos Projetos de Assentamento Federais de Reforma Agrária, situadas no estado do Rio Grande do Norte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANTUNES, Ricardo L. C. Os Sentidos do Trabalho: Ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2009.

FERNANDES, Bernardo Mançano; MOLINA, Mônica Castagna. O campo da Educação do Campo. In: MÔNICA CASTAGNA MOLINA; JESUS, Sonia Meire Santos Azevedo de. (Orgs.). (Brasil). Articulação Nacional Por Uma Educação do Campo (Org.). Por uma Educação do Campo: Contribuições para a Construção de um Projeto de Educação do campo. Brasília: Nead, 2004. p. 53-87.

HARVEY, David. A condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. 19. ed. Tradução de Adail Ubirajara Sobral e Maria Stela Gonçalves. São Paulo: Loyola, 2010.

MÔNICA CASTAGNA MOLINA; JESUS, Sonia Meire Santos Azevedo de. (Orgs.). (Brasil). Articulação Nacional Por Uma Educação do Campo (Org.). Por uma Educação do Campo: Contribuições para a Construção de um Projeto de Educação do campo. Brasília: Nead, 2004.

OLIVEIRA, Ramom de. Por uma Educação Profissional democrática e emancipatória. In: ______. (Org.). Jovens, ensino médio e educação profissional: Políticas Públicas em Debate. Campinas: Papirus, 2012. p. 83-105.

PAZ, Sandra Regina; OLIVEIRA, Ramon de. A Educação Tecnológica e Profissional como Programa/Política de Estado: Análise da Política Nacional de Qualificação. In: OLIVEIRA, Ramon de (Org.). Jovens, ensino médio e educação profissional: Políticas Públicas em Debate. Campinas-sp: Papirus, 2012. p. 125-162.

Downloads

Publicado

2016-06-20

Edição

Seção

ARTIGOS COMPLETOS