Formação de professores e educação do campo: diálogos a partir da pesquisa em educação

Autores

  • Emerson Augusto de Medeiros UFERSA

Palavras-chave:

Formação de Professore, Educação do Campo, Pesquisa em Educação.

Resumo

O presente estudo advém de diálogos construídos no Doutorado em Educação, do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Estadual do Ceará – PPGE/UECE. Como objetivo central, pretendo dialogar sobre a formação de professores para atuação na Educação do Campo. A metodologia adotada ancora-se na abordagem qualitativa de pesquisa e na modalidade bibliográfica de investigação. O estudo tece reflexões construídas a partir da leitura de dois documentos que versam sobre a pesquisa concernente à formação de professores nas Regiões Norte e Nordeste. A leitura dos referenciais permitiu articular a formação docente para a educação do campo com a realidade referente à formação de professores para a educação básica no entorno geográfico referenciado. Como entendimentos, afirmo que no período de 1998 até o momento, tem crescido o número de políticas públicas e propostas educativas com foco na formação docente para atuação na educação do campo, contudo, não podemos desconsiderar que essas iniciativas não estão isentas das influências e interesses do Estado, esse por sua vez, conectado às recomendações do Banco Mundial que prima pela via do capital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CALDART, Roseli Salete. Pedagogia do Movimento Sem Terra: escola é mais do que escola. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2003.

MEDEIROS, Emerson A. de; AGUIAR, Ana L. Oliveira. Educação do/no Campo: história, memória e formação. Revista Educação: Teoria e Prática, Rio Claro - SP, v.25, nº 48, p.06-18, 2015.

MENDES, J. E.; SEGUNDO, M. das Dores M.; SANTOS, J. D. Gomes dos. A Formação do Professor da Educação Básica nos Cursos de Pós-graduação em Educação do Norte e Nordeste: a relevância social e os desafios históricos. In: ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE, 22., 2014, Natal – RN, Anais...Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014.

SILVA, S. Pimentel; NOBREGA-THERRIEN, S. Maria; FARIAS, Isabel M. Sabino de. Produções sobre a formação de professores no EPENN: Análise do período 2003 a 2011. In:

ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE, 21., 2013, Recife – PE, Anais...Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 2013.

Downloads

Publicado

2016-06-20

Edição

Seção

ARTIGOS COMPLETOS