Discurso e memória: um olhar sobre a construção da imagem feminina nos materiais didáticos/escolares

Autores

  • Francélia Nunes de Medeiros Ferreira UERN

Palavras-chave:

Discurso, Memória, Mulher, Livro Didático de Português.

Resumo

As instituições de ensino devem representar um espaço de quebra de qualquer tipo de preconceito, seja ele referente à cor, etnia, religião, sexualidade, deficiência (física, auditiva, visual, etc.) e/ou gênero (masculino/feminino). Essa conscientização, por parte do ambiente educativo, pode ter como aliados, não só os professores e funcionários da escola, mas também, os materiais didático-pedagógicos utilizados nas salas de aula. Dentre esses materiais, temos o Livro Didático (LD), que surge no Brasil no ano de 1929. O assunto referente às relações de gênero aparece nas escolas e nos materiais didáticos por meio dos temas transversais, que de acordo com os PCNs (2010), devem fazer parte do ambiente educacional. Isto fez com que nos despertasse o interesse de estudar como hoje, se materializam, por meio dos LDs, os discursos sobre as relações de gênero masculino/feminino, tendo um olhar mais atento para a concepção sobre o que é ser homem e o que é ser mulher, no ambiente escolar. Nesse sentido, esta reflexão tem como objetivo descrever/interpretar os vestígios da memória que constituem a imagem feminina no livro didático de Língua Portuguesa. A metodologia para esse estudo consiste na análise de um poema, juntamente com uma atividade de interpretação relativa a esse texto, presente no LDP Projeto Eco - v. 2, das autoras Vima Lia Martin e Roberta Hernandes Alves (2010), utilizado nas escolas da rede pública de ensino, para averiguar como os textos presentes no livro didático representam a mulher. Como fundamentação teórica nos utilizaremos das concepções de Foucault (2008), Pêcheux (2007) e Perrot (2013), entre outros autores. Observou-se, por meio dessa análise que a imagem da mulher, no livro didático de português, não aparece apenas de forma estereotipada, nos velhos moldes patriarcais, mas transformada, ocupando um espaço que antes não era seu e assumindo outros papéis nessa contemporaneidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, Roberta Hernandes; MARTIN, Vima Lia. Projeto Eco – Língua Portuguesa. Vol . 2 - Martin, Vima Lia/ Hernandes, Roberta. Curitiba: Positivo, 2010.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação de temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998.

FOUCAULT, Michel. A Arqueologia do Saber. Tradução de Luiz Felipe Baeta Neves. 7 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

GUERRA, Raquel Diniz. Mulher e Descriminação. Belo Horizonte: Fórum, 2011.

PÊCHEUX, Michel. Papel da Memória. In: ACHARD, Pierre et ali. Papel da Memória. Campinas – São Paulo: EDUSC, 2007.

PERROT, Michelle. Minha História das Mulheres. São Paulo: Contexto, 2013.

RAGO, Margareth. Trabalho Feminino e Sexualidade. In: PRIORI, Mary Del (org.). História das Mulheres no Brasil. 9 ed.. São Paulo: Contexto, 2008.

TAVARES, Lúcia Helena M. C. Mulher, Trabalho e Família: jogos discursivos e redes de memória na mídia. João Pessoa – PB, UFPB, 2012. (Tese de doutorado). Disponível em: http://bdtd.biblioteca.ufpb.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2590. Acesso: 27.03.2015.

Downloads

Publicado

2016-06-20

Edição

Seção

ARTIGOS COMPLETOS