Diretrizes operacionais pra educação do campo: um recorte na política dos estados brasileiros

Autores

  • Francisca Vilani de Souza UERN

Palavras-chave:

Educação do Campo, Saberes, Políticas Públicas.

Resumo

Este estudo tem como objetivo discutir as diretrizes  operacionais para Educação do Campo, com ênfase no recorte dado  na política dos estados brasileiros  ao ensino nas escolas  que atendem a população campesina. A Educação do campo vive mudanças significativas e busca construir sua identidade.  Tendo em vista, está vinculada a vivência de uma comunidade e relacionada a saberes próprios construídos pelos sujeitos ali existentes. Conhecimentos estes vivenciados pela comunidade e com apoio  de  movimentos sociais que buscam projetos com o intuito de socializar  práticas e criar condições de existências na relação com a terra e com o meio ambiente. O aporte  teórico  desse estudo está fundamentado em Caldart ( 2006), Fernandes (2012), Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (2013). As políticas estaduais sinalizam propostas de educação nas áreas rurais tais como: na constituição dos currículos deverá incluir conteúdos voltados para a representação dos valores culturais, artísticos e ambientais da região, promover o mapeamento escolar de forma a estabelecer critérios para ampliação e interiorização da rede pública, calendários escolares da zona rural sejam adequados aos calendários agrícolas da região, manifestações relevantes da cultura regional sejam incluídas no currículo, ssocialização e produção de diferentes saberes, espaço de vivência e produção cultural, pedagogia da alternância de estudos entre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Fórum Nacional de Educação. Documento referência CONAE 2014. DF: Brasília. 2014.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da Republica Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

BRASIL. Ministério da Educação, Cultura e Lazer. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

CALDART, Roseli Salete. Pedagogias do Movimento Sem Terra. Petrópolis: Vozes, 2000.

FERNANDES, B. M. Território Camponês. In: CALDART, R. S. et al. (Org.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro: Expressão Popular, 2012.

Downloads

Publicado

2016-06-20

Edição

Seção

ARTIGOS COMPLETOS