Mulheres da lama: manguezal e poesia

Autores

  • Francisco Bezerra Dantas Filho UFERSA
  • Francisco das Chagas Santos UFERSA
  • Luiz Gomes da Silva Filho UFERSA

Palavras-chave:

Mulheres da Lama, Marisqueiras, Porto do Mangue.

Resumo

Este artesanato intelectual tem como objetivo contribuir com o processo de ressignificação dos conhecimentos já elaborados pelas mulheres que trabalham com a cultura do marisco na cidade de Porto do Mangue. A região do Polo Costa Branca apresenta grande potencial artístico e cultural que precisa ser trabalhado com seriedade e rigorosidade. A perspectiva da educação popular atravessa essa temática tal como as vivências da realidade do dia a dia perpassam a vida das marisqueiras da cidade. Procuramos externar o trabalho das marisqueiras com a amplitude que merece, abordando tanto o trabalho manual como também a parte cultura que emana deste. Além disso, procuramos preservar os aspectos mitológicos que fazem parte dos saberes locais que se perpetuam no folclore regional. Como técnica de pesquisa usamos o trabalho de campo, entrevista semiestruturada, diálogos com os sujeitos da comunidade em questão. Procuramos trazer à tona todo o valor cultural inerente às comunidades tradicionais do Rio Grande do norte, que representam as riquezas que há para além das praias urbanas do Estado. A temática pesquisada insere-se dentro de uma temática mais abrangente, cujo objetivo consiste em documentar as vivências e a realidade existencialmente concreta desta comunidade. Sob auspícios da Universidade Federal Rural do Semi-Àrido e cumprindo nosso papel enquanto pesquisadores comprometidos com as classes trabalhadoras não podemos deixar de registrar essa história, pois, a própria cronologia natural da vida já dá sinais de esgotamento de alguns destes sujeitos. Esse projeto, embora em fase eminentemente inicial apresenta grande potencial para o aprofundamento das questões de gênero, trabalho, etnia dentre outros aspectos. Esse trabalho assume também um compromisso diretamente ligado ao pensamento freireano, cuja base reside na libertação das camadas populares. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRANDÃO, Carlos Rodrigues; ASSUPÇÃO, Raiane. Cultura rebelde: escritos sobre a educação popular ontem e agora. São Paulo : Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2009
BRUTSCHER, Volmir José. Educação e Conhecimento em Paulo Freire. Passo Fundo, RS: IFIBE e IPF, 2005, p.184.
CRENSHAW, Kimberlé. Documento para o Encontro de Especialistas em Aspectos da Discriminação Racial Relativos ao Gênero. Estudos feministas, Florianópolis. Ano 10, 1º semestre. 2002. p.171- 188.
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria. Trabalho como princípio educativo. In:
CALDART, Roseli Salete, PEREIRA, Isabel Brasil, ALETEJANO, Paulo. FRIGOTTO, Gaudência. (org.) Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Venâncio, Expressão Popular, 2012. p. 748 – 759.

FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho d’Agua, 1993.
_______. Pedagogia do oprimido. 50 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

IBGE. Síntese de informação. Disponível em: http://cidades.ibge.gov.br/xtras/temas.php?lang=&codmun=240650&idtema=16&search=rio-grande-do-norte|lagoa-nova|sintese-das-informacoes. Acesso em: 01/01/2015

LIBÂNIO, José Carlos. Didática. Cortez Editora, 2. ed.- São Paulo, 2013.
MARX, karl&ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã Trad. Luis Claudio de Castro e Costa. 2. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
MASCARENHAS, João de Castro.CPRM - Serviço Geológico do Brasil Projeto cadastro de fontes de abastecimento por água subterrânea. Diagnóstico do município de Porto do Mangue, estado do Rio Grande do Norte. Recife: CPRM/PRODEEM, 2005.
MINISTÉRIO do Meio Ambiente. Conservação e Uso Sustentável Efetivos de Ecossistemas Manguezais no Brasil (PIMS 3280). Projeto do Atlas nº 00055992.
SILVA FILHO, Luiz Gomes da. Educação do campo e pedagogia Paulo Freire na atualidade: um olhar sobre o currículo do curso de Pedagogia da terra da UFRN. (dissertação apresentada ao programa de pós-graduação da universidade federal da Paraíba) João Pessoa 2014.

Downloads

Publicado

2016-06-20

Edição

Seção

ARTIGOS COMPLETOS