Dos velhos aos novos desafios à acessibilidade em consonância com desenho urbano

Autores

  • Francisco Carlos Pereira UFERSA
  • Antônio Carlos Leite Barbosa UFERSA
  • Carlos Pereira Junior UFERSA

Palavras-chave:

Acessiblidade, Desenho Urbano, Inclusão.

Resumo

O espaço urbano é construído e remodelado diariamente, de acordo com o modo de interação e características predominantes da população. Como consequência, as cidades se desenvolvem sem o planejamento da inclusão de pessoas com mobilidade reduzida. Nesta perspectiva, esse trabalho objetiva compreender as dificuldades impostas a acessibilidade diante das modificações do ambiente, com a pretensão de elencar os principais elementos necessários à projetos urbanos inclusivos. Como metodologia, foram feitas pesquisas documentais e bibliográficas bem como, a consulta de órgãos competentes a essa problemática e análise das situações encontradas no espaço urbano. Dessa forma, conseguiu-se entender os avanços e desafios à acessibilidade diante da realidade encontrada na infraestrutura urbana, além do dimensionamento dos impasses que atualmente estão sendo vivenciados. Com efeito, o presente ensaio proporciona uma reflexão a cerca de um desenho universal acessível.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Decreto nº 5.296, de 2 de dezembro de 2004. Regulamenta As Leis nos 10.048, de 8 de Novembro de 2000 e 10.098, de 19 de Dezembro de 2000 Sobre a Acessibilidade.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo

Demográfico 2010.

SANTOS, Reginaldo dos. Dísponivel em <http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2013/06/700-deficientes-fisicos-sofrem-com-falta-de-acessibilidade-em-dourado-sp.html> Acesso em 01 de setembro de 2015.

GRATIVOL, Vinícius. Disponível em
<http://www.mobilize.org.br/noticias/2391/mesmo-com-o-projeto-calcada-cidada-a-

cidadania-passou-bem-longe-das-ruas-de-jardim-camburi-es.html?print=s> Acesso em 01 de setembro de 2015

PRADO, Adriana Romeiro de Almeida. Acessibilidade e Desenho Universal. In: Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia – GERP’, 3., 2003, Santos.

Downloads

Publicado

2016-06-20

Edição

Seção

ARTIGOS COMPLETOS