Mitos da sexualidade na esfera do feminismo

Autores

  • Géssica Valeska Barbalho Lopes UERN
  • Monique Veríssimo Martins UERN

Palavras-chave:

Mitos, Mulher, Feminino, Sexo, Homem.

Resumo

O artigo discute a relação entre os mitos da sexualidade na esfera do feminino a partir das autoras Simone de Beauvoir e Betty Friedan, sendo elas, ícones em referencias de trabalhos feministas, discutindo a posição destas com relação a tal problemática. O presente trabalho tem como objetivos conhecer o histórico do misticismo da sexualidade na esfera do feminino, partindo da compreensão das relações de gênero influenciadas pela sociedade; compreender os fatos e mitos que estão atrelados a todo o processo de construção da imagem feminina, tanto no ambiente familiar como no cenário social. Para se chegar a tais objetivos, foram feitas pesquisas bibliográficas em sites (Lilacs, Scielo, Bireme, Google) e livros, acerca da temática principal, no intuito de aprofundar os conhecimentos e possuir um amplo banco de dados e informações. Em seguida houve a leitura e discussão por parte das autoras das literaturas encontradas. O mesmo caracteriza-se como requisito avaliativo da disciplina de Gênero e Enfermagem do curso de enfermagem da UERN. O tema mostra-se relevante para entendermos até que ponto os estigmas que caracterizam a mulher são verdadeiros ou falsos. De igual modo, o tema é de suma importância para os profissionais de enfermagem, pois estes precisam romper com paradigmas sociais e prestar uma assistência livre de conceitos pré-formulados das relações de gênero. O artigo contribuiu para suas autoras, por permitir uma aproximação com a história do feminino, assim como, na tentativa de influenciar como a mulher pode modificar a sua realidade a partir do modelo anteposto. Uma vez que desde muito cedo as mulheres são subjugadas, injustiçadas e mal interpretadas pela sociedade. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo – A experiência vivida. 2ª edição. São Paulo: Difusão europeia do livro, 1967. 500 p.


BEAUVOIR, Simone de. O Segundo Sexo. Tradução de Sérgio Milliet. 11ª impressão. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1949. 309 p.


FRIEDAN, Betty. Mística feminina. Petrópolis, RJ: Editora vozes limitadas, 1971. 345 p.

Downloads

Publicado

2016-06-20

Edição

Seção

ARTIGOS COMPLETOS