Atualidade da pedagogia Paulo Freire: contribuições das 40 horas para o atual sistema de educação de Angicos

Autores

  • José Gustavo de Souza Bezerra UFERSA
  • Luiz Gomes da Silva Filho UFERSA
  • Rosineide Gomes da Silva UFERSA

Palavras-chave:

Educação de Angicos, Paulo Freire, 40 Horas de Angicos.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo refletir as contribuições das 40 horas de Paulo Freire para o atual sistema de educação de Angicos, buscando sua execução nos dias atuais. Tendo como proposta educativa alfabetizar e, ao mesmo tempo, politizar os homens pelo diálogo e pela convivência diária com sua realidade. Será realizado questionários com os ex-alunos de Paulo Freire, assim como também com os atuais professores angicanos, coordenadores pedagógicos, para que possamos refletir sobre a educação libertadora, humanista e ao mesmo tempo conscientizadora deste grande educador Pernambucano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BEISIEGEL,Celso de Rui. Paulo Freire. Recife : Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Vocação de criar: anotações sobre a cultura e as culturas populares. Cadernos de Pesquisa, v.39, n. 138, p.715-746, set./dez. 2009.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 14 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
_______. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 46. ed. São Paulo, Cortez, 2005.
_______. Pedagogia do oprimido.50 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
PINTO, Álvaro Vieira. Sete Lições Sobre Educação de Adultos. São Paulo.Cortez Editora, 2005.

Downloads

Publicado

2016-06-20

Edição

Seção

ARTIGOS COMPLETOS