Educação do campo, educação no campo e educação para o campo.

Autores

  • Priscila Kaline Lima do N. Costa IFRN

Palavras-chave:

Pedagogia da Alternância, Emancipação, Práticas Pedagógicas.

Resumo

Este estudo intenciona descrever as práticas pedagógicas realizadas no Programa ProJovem Campo Saberes da Terra - Serra do Mel/Mossoró – Rio Grande do Norte. Utilizamos como aporte teórico metodológico o Projeto Político Pedagógico, as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo e os Cadernos da SECADI - Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação. Dessa forma, descrevemos as leis que normatizam a Educação do Campo e as práticas pedagógicas realizadas pelos docentes do Projeto. A pesquisa caracterizou-se por um estudo qualitativo de caráter bibliográfico. Para a realização do estudo bibliográfica, utilizamos autores que pesquisam sobre a Educação do Campo Fernandes (1999), Miguel Arroyo (1999), Molina (2008) e Caldart (2008). Sobre Pedagogia da Alternância, utilizamos Gimonet (2007) Mattos (2010) Palitot (2007) Santos (2006). Na pesquisa documental, Brasil (2009) e SECAD (2007); para a parte empírica, realizamos uma entrevista semi-estruturada, dessa forma analisamos e expomos os resultados obtidos na pesquisa. O estudo ponderou que as práticas pedagógicas desenvolvidas no Projeto oportunizou aos discentes poderem ser agentes ativos da sua transformação proporcionando aos alunos democratizar os seus conhecimentos.

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Referências

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Publicado

2016-06-20

Edição

Seção

ARTIGOS COMPLETOS