Educaçao inclusiva de alunos surdos: a tecnologia assistiva e a prática pedagógica em questão

Autores

  • Rayuska Dayelly de Andrade UFERSA
  • Sueldes de Araújo UFERSA

Palavras-chave:

Tecnologia Assistiva, Auno(a) Surdo(a), Práticas Pedagógicas.

Resumo

Este trabalho tece uma discussão sobre a tecnologia assistiva e as práticas pedagógicas para atendimento do aluno surdo em uma escola pública de ensino fundamental no semiárido potiguar. Parte do pressuposto de que a tecnologia, de forma geral, deveria ser pensada para atender o bem-estar das pessoas, especialmente, nas escolas, espaços de formação dos sujeitos para vida social e política, mas nem sempre isso acontece, porque apesar dos grandes investimentos públicos em equipamentos e insumos tecnológicos para atendimento do alunado nas escolas públicas, prevalece uma ausência de formação e qualificação para o uso dos aparatos tecnológicos produzidos pela humanidade. A metodologia utilizada para elaboração deste trabalho partiu de uma pesquisa qualitativa com base em estudo de caso. Utiliza-se como instrumento metodológico a entrevista semiestruturada junto aos professores. O estudo se organiza para discutir, inicialmente, a relação entre tecnologia assistiva e educação. Em seguida, reflete sobre as técnicas de audição no ensino-aprendizagem de alunos surdos. Ao final, analisa as práticas pedagógicas com auxílio de tecnologia para o aluno(a) surdo(a). Os resultados apontam a ausência de funcionamento da sala de recursos multifuncionais, por não haver um profissional capacitado para fazer uso profissional da sala. Ficou constatado que os professores não fazem uso da tecnologia assistiva, em suas práticas pedagógicas, porque se sentem despreparados para manusear as ferramentas tecnológicas e também por não terem uma formação continuada na área de educação inclusiva. Constata-se, ao final, que a escola, objeto dessa pesquisa, não está qualificada para atender a pessoa com deficiência, especialmente, a pessoa surda: primeiro por não haver um compromisso, respeito e valorização dos direitos da pessoa com deficiência; segundo, porque os profissionais, que atuam na escola, estão carentes de uma maior qualificação para lidar com a diversidade e, portanto, as práticas pedagógicas aplicadas a pessoa surda não correspondem às suas necessidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Subsecretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Comitê de Ajudas Técnicas. Tecnologia Assistiva. – Brasília: CORDE, 2009. Disponível em: http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/publicacoes/tecnologia-assistiva Acesso em 04/01/2015.

______. Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l10098.htm. Acesso em: 15/12/2014.

______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Saberes e Práticas da Inclusão: Desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos surdos. 2°ed. MEC. Brasília, 2006. Disponível em: http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/publicacoes/inclusão Acesso em 04/01/2015.

______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Decreto Lei de LIBRAS nº 5.626, 22 de dezembro de 2005. Lei Federal nº 10.436 do dia 24 de abril de 2002. Disponível em: <http: /portal. mec.gov.br/Seeesp-Portal Seesp>. Acesso em: 03.01.2015.

BERSCH, Rita. Introdução à Tecnologia Assistiva. Tecnologia e Educação, Porto Alegre RS. 2013. Disponível em: www.assistiva.com.br. Acesso em: 04 jan. 2015.

_______. Recursos Pedagógicos Acessíveis: Tecnologia Assistiva (TA) e Processo de Avaliação nas escolas. Tecnologia e Educação, Porto Alegre RS. 2013. Disponível em: www.assistiva.com.br. Acesso em: 04 jan. 2015.

FERNANDES, S. Surdez e linguagens: é possível o diálogo entre as diferenças? In: In: Saberes e Práticas da Inclusão: Desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos surdos. 2°ed. MEC. Brasília, 2006. Disponível em: http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/publicacoes/inclusão Acesso em 05/01/2015.

GALVÃO FILHO, T. A. A Tecnologia Assistiva: de que se trata? In: MACHADO, G. J. C.; SOBRAL, M. N. (Orgs.). Conexões: educação, comunicação, inclusão e interculturalidade. 1 ed. Porto Alegre: Redes Editora, p. 207-235, 2009.

GOMES, C.A.V. A audição e a surdez. In: Saberes e Práticas da Inclusão: Desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos surdos. 2°ed. MEC. Brasília, 2000. Disponível em: http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/publicacoes/inclusão Acesso em 04/01/2015.

INSTITUTO DE TECNOLOGIA SOCIAL (ITS Brasil). Microsoft. Educação.

Tecnologia Assistiva na escola: Recursos básicos de acessibilidade sócio-digital para pessoas com deficiência. 2008. Disponível em: www.microsoft.com/br.

Downloads

Publicado

2016-06-20

Edição

Seção

ARTIGOS COMPLETOS