Gêneros discursivos no facebook: entre o letramento e os aspectos culturais da comunidade surda

Autores

  • Tárcia Tamária da Costa Silva UFERSA
  • Francisco Ebson Gomes Sousa UFERSA
  • Vicente de Lima Neto UFERSA

Palavras-chave:

Libras, Gêneros Discursivos, Redes Sociais.

Resumo

Sabendo-se, com Bakhtin (2011), que não há comunicação que não seja por meio de gêneros discursivos e, portanto, isso independe da língua, o objetivo deste trabalho é traçar um panorama sobre os gêneros que circulam em um grupo fechado do Facebook cujo público é formado por surdos e ouvintes. Embora saibamos que muitos que ali se encontram não sabem a LIBRAS, acabam se comunicando por gêneros que permitem o entendimento tanto por usuários da LIBRAS quanto por falantes do português. Para atender a esse objetivo, fizemos a coleta do corpus, constituído por postagens dos usuários da comunidade, num recorte temporal na comunidade de três meses – de julho a setembro de 2015 – que possibilitaram identificar quais são os gêneros que mais recorrem ali. Nossa base teórica utilizada é de Bakhtin (2011), para gêneros discursivos, e Quadros (2004) sobre a língua de sinais e sua estrutura. Os resultados, ainda incipientes, apontam para um leque de gêneros, como memes, anúncios, histórias em quadrinhos, mensagens de motivação, entre outros, que denunciam um melhor entendimento entre as comunidades, surda e ouvinte nesse escambo cultural  manifestado principalmente pela língua, e mais ainda para os surdos inseridos na rede social, cuja comunicação se dá majoritariamente no português, sua segunda língua. Nesse processo gradativo de letramento, percebemos a recorrência de gêneros, que são associados aos aspectos sociais e culturais, e tentamos neste trabalho fazer um parecer sobre como estes refletem os aspectos dos usuários na rede social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAKHTIN, M.M. Os Gêneros do Discurso. In: Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2011, p. 277-326.
MCCLEARY, L. E.; VIOTTI, E. C. Transcrição de dados de uma língua sinalizada: Um estudo piloto de transcrição de narrativas na língua de sinais brasileira (LSB). In: LIMA-SALLES, H. M. M. (Org.). Bilingüismo dos surdos: Questões lingüísticas e educacionais. Goiânia, GO: Cânone Editorial, 2007, v. , p. 73-96.
QUADROS, R. M. de & KARNOPP, L. Língua de sinais brasileira: estudos lingüísticos. ArtMed: Porto Alegre, 2004.
FELIPE DE SOUZA, T. A. A relação sintático-semântica dos verbos e seus argumentos na língua brasileira de sinais (libras). 1998. Tese (Doutorado em linguística) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1998

Downloads

Publicado

2016-06-20

Edição

Seção

ARTIGOS COMPLETOS