Desafios e perspectivas da inclusão das pessoas com deficiência visual em cursos profissionalizantes no município de Mossoró

Autores

  • Thiago Fernando de Queiroz UNP
  • Lúcia de Fátima Rebouças de Souza UFERSA
  • Tales Joabe Lima da Costa UFERSA

Palavras-chave:

Inclusão, Direitos, Deficiência Visual, Profissionalizante.

Resumo

O debate acerca da inclusão tem contribuído para sensibilizar e alertar a sociedade quanto à garantia dos direitos à educação, à saúde, a informação, dentre outros, de pessoas com deficiência. O presente trabalho tem como principal objetivo identificar os desafios e as perspectivas da inclusão de pessoas com deficiência visual na rede pública de ensino profissionalizante na cidade de Mossoró (RN). Analisara-se a realidade do munícipio por meio de abordagens qualitativa e quantitativa. Baseado nos resultados e nas observações percebera-se da necessidade de alertar, aliado às pessoas com deficiência visual (PDV’s) e a sociedade, sobre as potencialidades humanas, como também uma mobilidade urbana eficiente, metodologia inclusiva nas escolas, treinamentos dos docentes e adequação das metodologias de ensino e tecnologias assistivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABNT NBR 9050. Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. 2004. Disponível em: <http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/sites/default/files/arquivos/%5Bfield_generico _imagens-filefield-description%5D_24.pdf>. Acesso em: 02 de maio 2015.

ARAÚJO, Ana Paula. Braille. S.D. Disponível em <http://www.infoescola.com/portugues/braile/>. Acesso em: 01 de maio 2015.

Hospital Oftalmológico Visão Laser. Cegueira. S.D. Disponível em <http://www.visaolaser.com.br/saude-ocular/doencas-oculares/cegueira/>. Acesso em 02 de maio de 2015.

IBDD, Instituto Brasileiro dos Direitos da pessoa com Deficiência. Direitos Básicos – Educação. S/D. Disponível em < http://www.ibdd.org.br/direitos-basicos-educacao.asp?t= >. Acesso em: 01 de maio de 2015.


IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: <http://www.cidades.ibge.gov.br/xtras/temas.php?lang=&codmun=240800&idtema=92&sear ch=rio-grande-do-norte|mossoro|censo-demografico-2010:-resultados-da-amostra-pessoas-com-deficiencia--> Acesso em:

QUEIROZ, Marco Antônio. Navegação via teclado e leitores de tela. 2008. Disponível em <http://www.acessibilidadelegal.com/33-leitores.php>. Acesso em: 27 de abril de 2015.

SAC. Sociedade de Assistência aos Cegos. O Sistema Braille. S/D. Disponível em: <http://www.sac.org.br/APR_BR2.htm>. Acesso em: 07 de julho de 2015.

SASSAKI, R.K. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA editora, 1999.

SCUARCIALUPI, Lu. Como funciona o Ensino Profissionalizante? . 2008. Disponível em < http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/ensino-profissionalizante-398895.shtml >. Acesso em 12 de maio de 2015.

Downloads

Publicado

2016-06-20

Edição

Seção

ARTIGOS COMPLETOS