O encontro com alunos com necessidades educacionais especiais no curso de Pedagogia da Uern: relato de experiência

Autores

  • Aleksandra Nogueira de Oliveira Fernandes UERN

Palavras-chave:

Alunos com Deficiência, Prática Pedagógica, (Auto) Biografia.

Resumo

Este estudo representa um recorte de minha dissertação de mestrado redimensões pessoais e profissionais da prática pedagógica na docência universitária: narrativas (auto) biográficas e tem como objetivo expor e refletir sobre a formação e o redimensionamento da minha prática pedagógica na interação com alunos com deficiência como professora dos cursos de Pedagogia e Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). O presente artigo é de natureza qualitativa baseado em Bogdan e Biklen (1994) e se constitui em uma pesquisa de cunho (auto) biográfico, em que me embasei em Josso (2010) e Zabalza (2004). Escolhi a pesquisa (auto) biográfica por ser entendida como dispositivo reflexivo na formação docente, pois o professor, ao narrar suas experiências profissionais, transforma as representações de si e de sua prática pedagógica (PASSEGGI, 2008). Na produção dos dados, faço a análise dos meus diários (auto) biográficos sobre as aulas ministradas para alunos com deficiência. No curso de Pedagogia, atuei com dois alunos surdos, na disciplina de Educação Especial e Inclusão no oitavo período, em 2011, e no curso de Geografia, ministrei aula para uma aluna cega, na disciplina de Fundamentos da Educação no segundo período, em 2012. Os resultados sugerem que os professores também se formam na interação diária com os alunos, pois, eles mesmos, nos mostram de que maneira devemos trabalhar com eles. Constatei que a pesquisa (auto) biográfica provoca reflexões sobre a nossa própria prática docente, na interação com os alunos e com os professores mais experientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sara. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Editora Porto, 1994. Tradução de Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista.

GARCIA, Carlos Marcelo. Formação de professores para uma mudança educativa. Portugal: Porto, 1999.

JOSSO, Marie-Christine. Experiência de vida e formação. 2. ed. rev. e amp. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010. Tradução de José Cláudio e Júlia Ferreira.

PASSEGGI, Maria da Conceição (Org).Tendências da pesquisa (auto) biográfica. Natal, RN: EDUFRN. São Paulo: Paulus, 2008.

PIMENTEL, Susana Conto. Formação de professores para a inclusão: saberes necessários e percursos formativos. In: MIRANDA. Theresinha Guimarães; Filho. Teófilo Alves Galvão (Org.). O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares. Salvador: EDUFBA, 2012, p. 139 – 155.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. A prática pedagógica do professor de didática. 3. ed. Campinas. São Paulo: Papirus, 1994.
ZABALZA. Miguel A. Diários de aula: um instrumento de pesquisa e desenvolvimento profissional. Porto Alegre: Artemed, 2004. Tradução de Ernani Rosa.

Downloads

Publicado

2016-06-20

Edição

Seção

RESUMOS EXPANDIDOS