Mentes criativas, mãos inovadoras.

Autores

  • Ana Paula Santos de Oliveira
  • Valdecy Vanutes Gomes de Miranda
  • Kássia Kelly Tavares de Sousa

Palavras-chave:

Criatividade, Relato de Experiência, Autoconhecimento.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar as atividades desenvolvidas e relatar as experiências obtidas pelas professoras da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEDF, do curso de extensão: Criatividade e Inovação na Aprendizagem, do Instituto Federal de Brasília – IFB, desenvolvido na Escola Classe 803 do Recanto das Emas. Elaboramos e desenvolvemos junto a 80 alunos dos terceiros e quintos anos do Ensino Fundamental o projeto: “Mentes Criativas, mãos inovadoras”, que teve como objetivo identificar se os educandos sentem-se ou podem se sentir criativos, partindo da premissa de que todos os seres humanos podem ser criativos. Foram realizadas entrevistas e atividades pedagógicas durante o período de um mês. A princípio, apresentaremos o conceito de criatividade, a descrição das atividades desenvolvidas e na sequência os resultados e reflexões. Utilizando como base a teoria histórico-cultural de Vigotski, visto que a possibilidade de criar está ligada ao contexto histórico, familiar, escolar e à riqueza de experiências vividas pelos estudantes. Espera-se que o estudo contribua no sentido de ampliar os conhecimentos na área de criatividade, buscando alcançar o autoconhecimento do educando e seu potencial criativo, que os profissionais da educação percebam que a criação de um ambiente favorável à criatividade pode trazer mudanças significativas no processo de ensino e aprendizagem. Os resultados apontam que os estudantes reconheceram a importância da criatividade no contexto educacional e confirmou o potencial criativo que cada um tem em diferentes áreas, como: Artes, Matemática, Português, Ciências, História, Geografia, música, culinária, entre outros. Além disso, a pesquisa revelou a intenção do gestor em introduzir projetos criativos na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARRETO, MARIBEL OLIVEIRA. O papel da criatividade no ensino superior. Diálogos & Ciências, Ano V, n12, 2007, 13p.

DE la TORRE, S. Dialogando com a criatividade. Trad. Cristina Mendes Rodríguez. São Paulo: Madras, 2005.

OLIVEIRA, M. K. Vygotsky: Aprendizado e Desenvolvimento um Processo Histórico. São Paulo: Editora Scipione Ltda, 1993

ALENCAR, E.M.L.S. Criatividade. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1993. AMABILE, T. Within you, without you: The social psychology of creativity, and beyond. Em M. A. Runco & R. S. Albert (Eds.), Theories of creativity. Newbury Park, CA: Sage, 1990, p. 61-91.

ALENCAR, E. S. Como desenvolver o potencial criador. Petrópolis: Vozes, 1991.
NOVAES, Maria Helena. Psicologia da criatividade. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 1977.
READ, Herbert. A redenção do robô: meu encontro com a educação através da arte. São Paulo: Summus, 1986.
Pelaes, Maria Lúcia Wochler. Uma reflexão sobre o conceito de criatividade e o ensino da arte no ambiente escolar. Revista de Educação de Guarulhos, 2010.
Uma professora muito maluquinha. Direção: César Rodrigues e André Alves Pinto, produção Diler Trindade: 2011

Downloads

Publicado

2016-06-20

Edição

Seção

RESUMOS EXPANDIDOS