O professor homem na educação infantil: refletindo sobre gênero.

Autores

  • João Paulo Almeida de Alencar UERN
  • Antônia Maíra Emelly Cabral da Silva Vieira UERN

Palavras-chave:

Feminização, Gênero, Formação Docente.

Resumo

Um processo histórico, social e político da feminização do magistério nas series iniciais, encetado no Brasil ainda no século XIX, defini alguns traços de uma prática docente que perpetua até a atualidade. Nessa conjuntura, se percebe que o homem que se insere nesse campo ultrapassa essa delimitação paradigmática, tornando-se um sujeito estranho e passível de preconceitos e rejeições. Diante do exposto, esclarecemos que o objetivo da nossa pesquisa é possibilitar uma discussão e reflexão sobre esse mal estar docente na Educação Infantil através dos relatos de experiência e vivência de um aluno (homem) do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN, no período do Estágio Supervisionado I, no semestre 2014.1. A metodologia utilizada para essa pesquisa abarca um estudo bibliográfico amparado pelas ideias de autores como: Bragança e Moreira (2013), Costa (2007), Novaes (1991), Silva (2014). Para aproximação prática lançamos mão de relatos de experiência do estagiário, expressando as problemáticas e aprendizagens construídas durante as práticas de estágio.  Como resultados, destacamos que, quebrar esse estigma cultural de gênero na atuação docente nas séries iniciais é desconsiderar os padrões impostos pela sociedade e vencer o preconceito. Desafios nesse âmbito são concretos e formam algumas das grandes barreiras que permeiam a atuação do professor homem nas séries iniciais em qualquer esfera social.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRAGANÇA, I. F. S; MOREIRA, L. C. P; Formação e profissionalização docente no Brasil; Instituições, Práticas educativas e história. Rev. Eletrônica Pesquiseduca, Santos, v. 05, n. 09, p. 43-62, jan.- jul., 2013. http://periodicos.unisantos.br/index.php/pesquiseduca/article/viewFile/311/pdf Acesso em: 02 jul.2015.


COSTA, C. E.C. Tem homem na escola!!! Um olhar sobre o corpo / identidade masculina na educação/saúde. Tese (Doutorado em ciências). Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Filgueira. Rio de Janeiro, 2007.


NOVAES, M. E. Professora primária: mestra ou tia. São Paulo: Cortez, 1991.


TODOS PELA EDUCAÇÃO. Anuário Brasileiro da Educação Básica. São Paulo. Ed. Moderna. 2014. Disponível em: www.moderna.com.br. Acesso em 16/09/2015.


SILVA, C. P. Docência Masculina da Educação Infantil: Impressões de um iniciante. Gênero e Raça em Discussão. São Paulo: Paco, 2014.

Downloads

Publicado

2016-06-20

Edição

Seção

RESUMOS EXPANDIDOS