O lúdico como ferramenta de acessibilidade e atenção à pessoa com síndrome de down

Autores

  • Cindy Damaris Gomes Lira UERN
  • Amélia Carolina Lopes Fernandes UERN

Palavras-chave:

Síndrome de Down, Lúdico, Enfermagem.

Resumo

Conforme Brasil (2012), os elevados índices de pessoas com Síndrome de Down(SD) no país, despertam a atenção para necessidade de serem revisadas as práticas assistenciais nos serviços de saúde pública. O profissional enfermeiro além de atuar nos achados para o diagnóstico da pessoa com SD e respectivos cuidados ambulatoriais; atua na orientação da abordagem a ser utilizada pelos familiares da pessoa com SD, sempre com postura positiva, desmistificando a ideia de que alterações genéticas são limitações de convivência social. E uma das ferramentas auxiliadoras na acessibilidade e atenção da pessoa com SD utilizada pelos profissionais em saúde é o lúdico. Objetivamos de forma geral com esse trabalho discutir as atividades de enfermagem articuladas a lucidade e direcionadas à assistência de pessoas com Síndrome de Down. Trata-se de um resumo selecionado a partir de um trabalho de conclusão de curso intitulado por “Assistência de enfermagem ao usuário com Síndrome de Down na Atenção Básica à Saúde”; trabalho organizado em quatro capítulos sendo um de seus subcapitulos apresentado a esse resumo, o percurso metodológico é de natureza qualitativa que por meio de entrevistas semi-estruturais, realizadas com enfermeiros lotados na assistência básica em saúde, e observações participantes nos serviços de saúde se pode aproximar das concepções, conhecimentos, acessibilidade e atenção dos profissionais enfermeiros para com as pessoas com SD. Em resultado da pesquisa observou uma insipiência de ações, com proporção lúdica e empoderativa, alusivas a promoção à saúde, prevenção de agravos e reabilitação do usuário com deficiência. Conclui-se com a fática necessidade de melhoria ao preparo profissional, afim de que se obtenha segurança para o exercício da atividade assistencial, e maior aproximação a ferramentas assistenciais (instrumentos lúdicos) de estimulação cognitiva e inclusiva das pessoas com deficiência sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL, Ministério da Saúde; Secretaria de Atenção à Saúde. Diretrizes de atenção à pessoa com Síndrome de Down. 1ªed. Brasília : Ministério da Saúde, 2012.

BRITO, Tábatta Renata Pereira. As práticas lúdicas no cotidiano do Cuidar em Enfermagem Pediátrica. Escola Anna Nery Rev. Enfermagem, v.13, n. 4, p. 802-808, 2009.

MALTA, Deborah Carvalho. Lista de causas de mortes evitáveis por intervenções do Sistema Único de Saúde do Brasil. Revista Epidemiologia e Serviços de Saúde do SUS. v. 16, n. 4, p. 233-244. dez. 2007.

VIANA, Ana Célia de Lima; FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira. A musicalização como meio de intervenção no desenvolvimento de crianças com síndrome de down – um Estudo de caso. In: XXI Congresso de Iniciação Científica da UNESP, São José do Rio Preto 2011, Anais do Evento. P. 05170 – 05173. ISBN: 978-85-88792-08-1. Disponível em: http://prope.unesp.br/xxi_cic/27_35387787873.pdf. Acesso em: 19 de agosto de 2012.

GIARETTA, Andréia; ROSA, Angela da. O ato de comer e as pessoas com síndrome de Down. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 62, n. 3, p. 480-484, maio-jun. 2009.

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens. São Paulo- SP, Ed. Perspectiva S.S, v.4, ed.4, p. 3-162, 2000.

Downloads

Publicado

2016-06-20

Edição

Seção

RESUMOS EXPANDIDOS