A luta por direitos e a construção de uma nova sociedade: o que temos a aprender com os movimentos sociais?

Autores

  • Cínthia Simão de Souza UERN
  • Taisa Iara Almeida Costa UERN

Palavras-chave:

Direitos, Movimentos Sociais, Transformação Social.

Resumo

O presente artigo versa sobre os movimentos sociais populares e sua capacidade de inovação interna e externa, em outras palavras, sobre o seu poder de gerar novos saberes e práticas, os quais podem ser percebidos tanto no seu interior quanto na sociedade de uma forma mais geral. Temos como objetivo analisar a função transformadora dos movimentos sociais, numa perspectiva promoção da igualdade e justiça social. Para isso realizaremos uma revisão bibliográfica e uma análise conjuntural dos fatos políticos do Brasil através de consulta a noticiários impressos, televisivos e digitais. Utilizamos o método materialista histórico-dialético, pois este nos permite, para além do desvelar da realidade, pensar numa ação de transformação social a partir da práxis humana. É perceptível que os movimentos sociais conseguem trazer mudanças importantes para a sociedade, como é o exemplo da conquista de direitos em diversos aspectos da vida. Ademais, tais organizações também criam novos modelos para as relações sociais, com significados e valores baseados no princípio da coletividade. Esses modelos, em alguns casos, ganham espaço fora dos movimentos levando, para sociedade em geral, a possibilidade de pensar e fazer um convívio com valores mais humanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

GOHN, Maria da Glória. Movimentos sociais na contemporaneidade. In: Revista brasileira de educação. v. 16. n. 47. Maio-ago, 2011.

MARX, Karl; ENGELS, Frederich. O Manifesto do Partido Comunista. Tradução Maria Lúcia Como. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.

MÉSZÁROS, István. Para além do capital: rumo a uma teoria da transição. Tradução de Paulo Cezar Castanheira e Sérgio Lessa. São Paulo: Boitempo, 2002.

Downloads

Publicado

2016-06-20

Edição

Seção

RESUMOS EXPANDIDOS