Linguagem e práticas culturais hip hop de estudantes do ensino médio

Autores

  • Adriana Galdino Sobral Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana
  • Elnatan Alves Cabral Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana
  • Erivaldo Almeida da Silva UFERSA
  • Ady Canário de Souza Estevão UFERSA

Palavras-chave:

Linguagem, Hip Hop, Estudantes.

Resumo

Inserido na área da Linguística Aplicada e dos Estudos Discursivos Aplicados à Educação, este trabalho busca apresentar, de modo introdutório, uma pesquisa em andamento, cujo objetivo é mapear/identificar as práticas de linguagem de estudantes relacionadas ao movimento cultural hip hop na prática escolar e a devida correspondência para o acesso ao ensino médio. Pretende-se, a partir do referencial teórico da Análise do Discurso Francesa (AD), descrever os movimentos culturais que envolvem as práticas discursivas dos estudantes do Ensino Médio na escola em diálogo com a sociedade. Espera-se contribuir com a linguagem e práticas culturais dos jovens na visibilização do movimento hip hop: capoeira, poesia, grafite, música e dança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBOSA, Jorge Luiz; SILVA, Jailson de Souza e, SOUZA; Ana Inês (Orgs.). Políticas Públicas e juventude. Rio de Janeiro : Universidade Federal do Rio de Janeiro, Pró-Reitoria de Extensão, 2010. (Coleção Grandes Temas).

GREGOLIN, M. do R. AD: descrever – interpretar acontecimentos cuja materialidade funde linguagem e história. NAVARRO, P. Estudos do texto e do discurso: mapeando conceitos e métodos (org). São Carlos: Claraluz, 2006.

OLIVEIRA, Maria Bernadete Fernandes. Alteridade e construção de identidades pedagógicas: (re) visitando teorias dialógicas: In: MAGALHÃES, Izabel; CORACINI, Maria José. GRIGOLETTO, Marisa (Orgs). Práticas identitárias: língua e discurso. São Carlos: ClaraLuz, 2006.

PEREGRINO, Mônica. Trajetórias desiguais: um estudo sobre os processos de escolarização pública de jovens pobres. Rio de Janeiro: Garamond, 2010.

SOUZA, Ana Lúcia da Silva. Letramentos da reexistência: poesia, grafite, música, dança: hip hop. Parabóla Editorial, 2011.

Downloads

Publicado

2016-06-20

Edição

Seção

RESUMOS EXPANDIDOS