Contribuições da educação popular a formação da identidade quilombola na comunidade de Macambira – Lagoa Nova/RN

Autores

  • Francimária Victor Araújo UFERSA
  • Luiz Gomes da Silva Filho UFERSA

Palavras-chave:

Identidade, Macambira, Quilombolas.

Resumo

Este trabalho consiste em estudar  a construção da identidade dos alunos e alunas dos da comunidade Quilombola, de Macambira  localizada na cidade de Lagoa Nova – Rio Grande do Norte,  o trabalho desenvolveu-se na Escola Municipal São Luiz, tanto em seu aspecto coletivo como individual. Uma vez que a construção de identidades passa tanto pela dimensão social como subjetiva Apoiará nosso trabalho de pesquisa a imagem e discurso que a instituição passa sobre a questão do negro, do escravo e do afrodescendente, tendo por base analisar a metodologia dos professores nessa temática e por último verificar como os alunos e alunas remanescentes quilombolas estão construindo suas identidades com essa nova versão da história de seus antepassados. Para fundamentar a pesquisa, contamos com leituras de autores que já discutem a questão de racismo, identidade afro-brasileira, descendentes de remanescentes quilombolas e da identidade negra tais como: Fonseca (2009), Santos (2002), Barbosa et all (2004),Lopes(2006), Hermandex (2005), Zamparoni (1995), entre outros, aqueles que trabalham com currículo Silva (2007), Moreira (1992),  educação popular Freire (2006), o modo de ver e falar do outro Said(2007) e as relações de poder Bourdier (1998), e cultura Bhabha(1998). E por fim, sobre a identidade Hall (1997).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BEISIEGEL, Celso de Rui, Politica e educação popular (A teoria e prática de Paulo Freire no Brasil), Ensaios – 85. São Paulo: Editora Ática, 1992.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
_______. Pedagogia do oprimido. 50 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
_______. À sombra desta mangueira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.
GADOTTI, Moacir. Por uma política nacional, de educação popular de jovens e adultos. São Paulo: Moderna, Fundação Santillana, 2014.

Downloads

Publicado

2016-06-20

Edição

Seção

RESUMOS EXPANDIDOS