Relato de experiência sobre a importância dos grupos de inclusão social para idosos e estudantes de enfermagem Faen- Uern.

Autores

  • Francisca Elizandra Batista da Silva Oliveira Lopes UERN
  • Keylla Isabelle de Sousa Duarte UERN
  • Amélia Caroline Fernandes Lopes UERN

Palavras-chave:

Inclusão Social, Idoso, Grupos.

Resumo

Diante do aumento do número de idosos, e o decréscimo das taxas de natalidade e de mortalidade em esfera mundial surge á necessidade de construir meios de inserção social e ocupação para este estrato populacional, favorecendo para um envelhecimento ativo, possibilitando uma nova forma de ocupação, entretenimento e lazer, que é tão escasso nessa faixa etária. Neste caso, todas as esferas políticas tem a função de criar formas que promovam a saúde das pessoas idosas buscando explorar toda a capacidade do indivíduo e sua autonomia (OMS, 2005). Este trabalho tem como OBJETIVO: Relatar a experiência de estudantes de enfermagem em atividades desenvolvidas junto ao grupo de idosos, para contribuir com ações de caráter social através de práticas educativas em saúde, culturais e de lazer, proporcionando desenvolvimento pessoal e social na terceira idade. METODOLÓGIA Participaram 76 pessoas, na faixa etária de 47 a 92 anos, na Casa Nossa Gente, localizados na Cidade de Mossoró RN. Com temas sugeridos pelos idosos, totalizando cinco encontros, utilizaram-se recursos audiovisuais, teatro e rodas de conversa, de tal modo que todos possam interagir. RESULTADOS E CONCLUSÕES. Identificou-se, que os idosos participantes das atividades veem os acadêmicos como facilitadores para sanar suas dúvidas pessoais e socializar seus conhecimentos e relatos de experiência. Portanto, concluiu-se que as ações desenvolvidas pelos acadêmicos são de relevância pessoal e social na vida de cada idoso participante, pois elas são janelas de conhecimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BASSOLI, S.; PORTELLA, M.R. Estratégias de atenção ao idoso: avaliação das oficinas de saúde desenvolvidas em grupos de terceira idade no município de Passo Fundo – RS. Estud. interdisciplinar envelhecimento. v. 6, p. 111-22, 2004.

BITTAR, C; LIMA, LCV. O impacto das atividades em grupo como estratégia de promoção da saúde na senescência. Rev.Kairós Gerontologia, v.14, n.4, p.101-18, 2011.

DIAS, F.A.; TAVARES, D.M.S. Fatores associados à participação de idosos em atividades educativas grupais. Rev. Gaúcha enfermermagem. v. 34, n.2, p. 70-7, 2013.
MARTINS, Joseane de Jesus et al. Educação em saúde como suporte para a qualidade de vida de grupos da terceira idade. Rev. eletrônica de enfermagem, v.9,n.2,p.443-456.2007.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Envelhecimento ativo: uma política de saúde /World Health Organization; tradução Suzana Gontijo. – Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2005. 60p.

RIZOLLI, D.; SURDI, A.C.; Percepção dos Idosos sobre grupos de terceira idade. Rev. Bras. Geriatr. Gerontol. v.13 n.2, s/p, 2010.

Downloads

Publicado

2016-06-20

Edição

Seção

RESUMOS EXPANDIDOS