Ousando teimar por liberdade: trajetória e lutas do movimento lgbt no Brasil

Autores

  • Iago Henrique Fernandes de Sousa Moura UERN

Palavras-chave:

Organização Política, Movimentos Sociais, Movimento Lgbt.

Resumo

O presente artigo tem por finalidade problematizar a trajetória histórica e as lutas do movimento LGBT no Brasil. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica para compreendermos a trajetória do movimento LGBT no Brasil, compreendendo a organização política dos sujeitos tendo por objetivo a luta pelo reconhecimento da homossexualidade e o combate ao preconceito e à discriminação, desvalores estes potencializados nesta sociabilidade capitalista, assentada na exploração de uma classe sobre outra e na regulação das relações afetivo-sexuais. Nesse bojo, concluímos que o movimento LGBT, surgido no final dos anos 1970 no contexto da ditadura militar, continua na luta contra a opressão que nega direitos civis, sociais e humanos aos sujeitos LGBT. O movimento, desde os anos 1980 e com mais intensidade nos anos 1990, em sua “segunda onda”, estabelece uma relação com o Estado, via financiamento principalmente nas ações de combate à Aids, o que tem implicações na sua autonomia, sendo esse um dos desafios na atualidade. Somamos aos desafios a luta por políticas públicas, pela criminalização da homofobia e a necessidade de politizar de forma mais qualificada a própria visibilidade política, uma das estratégias atuais do movimento, representada pelas Paradas do Orgulho LGBT.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DURIGUETTO, Maria Lúcia; MONTAÑO, Carlos. Estado, Classe e Movimentos Sociais. São Paulo: Cortez, 2010. (Biblioteca básica de Serviço Social; v.5).


FACCHINI, Regina. Sopa de letrinhas?: Movimento homossexual e produção de identidades coletivas nos anos 1990. Rio de Janeiro: Garamond, 2005.


GOHN, Maria da Glória. Movimentos Sociais no início do século XXI: antigos e novos atores sociais. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.


MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. O Manifesto do Partido Comunista. São Paulo: Expressão Popular, 2011.


SCHERER-WARREN, Ilse. Movimentos sociais. 2.ed. revista. Florianópolis: Ed. da UFSC, 1987.


SIMÕES, Júlio Assis; FACCHINI, Regina. Na trilha do arco-íris: do movimento homossexual ao LGBT. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2009.

Downloads

Publicado

2016-06-20

Edição

Seção

RESUMOS EXPANDIDOS