Índios na Universidade: distanciamento da cultura ou busca por direitos?

Autores

  • Jéssyca Nayara Souza UERN

Palavras-chave:

Índios, Universidade, Direitos.

Resumo

Um fenômeno crescente no Brasil é a entrada de jovens indígenas nas universidades brasileiras. Com isso, retorna-se a ideia de que os índios brasileiros estão se afastando cada vez mais de suas raízes culturais ao mesmo tempo em que se aproximam e absorvem nossos costumes. Partindo da ideia de que o diploma universitário não afasta os jovens índios de suas culturas, utilizamos como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica em Silva (1999) Lima (2013) e Suchanek (2012), onde será revisada a história da população indígena e sua organização politica no Brasil e a análise sobre a busca dos índios pela formação superior. Ao fim deste trabalho, concluímos que o diploma universitário não é um mecanismo de afastamento das suas culturas e sim, uma nova ferramenta para essa população na busca pela garantia de seus direitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AZANHA, Gilbero. VALADÃO,Virgínia Marcos. Senhores destas Terras. São Paulo: Atual Editora, 8° ed. 1991, p: 21.



LIMA, Sônia Filiú Albuquerque. “Vão para a universidade, mas não deixem de ser índios”: Identidades/ diferenças indígenas produzidas na Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul. 2013. 287 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande. 2013, p: 124.



LOPES, Cinthia Fonseca, CRUZ, Erivânia Bernadino. (org.) Constiuição da República Federativa do Brasil. (1988) In: Vade Mecum. 6 ed. Fortaleza: Premius, 2015. p: 110.



SILVA, Rosa Helena Dias. Movimentos Indigenas no Brasil e a Questão Educativa.

Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, N° 13. 2012, p: 98.



SUCHANEK, Márcia Gomes O. Povos indígenas no Brasil: de escravos à tutelados. Uma difícil reconquista da liberdade. Niterói: PPGSD-UFF, 2012, p: 261- 266.

Downloads

Publicado

2016-06-20

Edição

Seção

RESUMOS EXPANDIDOS