Deficiência visual: uma experiência com uma aluna do Centro de Apoio ao Deficiente Visual- Cadv de Mossoró-RN

Autores

  • Kryzia Rayná Nogueira Santos UFAL
  • Tamara Tavares de Melo UFRN
  • Laise Carla de Medeiros IFRN

Palavras-chave:

Deficiência Visual, Inclusão, Mossoró.

Resumo

O presente artigo busca contribuir com estudos relativos à inclusão social voltada aos alunos (as) com deficiência visual, trazendo o retrato de vida de uma aluna da Escola Estadual Ambulatório Padre Dehom e também do Centro de Apoio ao Deficiente Visual CADV ambos localizados na cidade de Mossoró no estado do Rio Grande do Norte. Para tanto, elaboramos algumas reflexões de como deve ocorrer a inclusão desses deficientes e posteriormente acompanhamos de perto como ocorre este processo. Essa pesquisa foi dividida em duas etapas: uma revisão de literatura sobre o tema Deficiência Visual  fazendo um estudo sobre o processo de inclusão escolar e posteriormente analisamos como de fato todo esse processo ocorre na realidade. Após o acompanhamento da aluna Ligiane Castro na escola especializada, na escola regular e no decorrer do seu dia-a-dia pudemos averiguar como o processo de inclusão é implementado na vida de um deficiente visual e investigamos o uso de ferramentas necessárias para a melhoria deste processo, para que de fato ocorra uma aprendizagem significativa para os alunos portadores de deficiência visual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Apresentação CADV. Disponível em: http://cadvmossoro.no.comunidades.net/index.php?pagina=1314150363. Acesso em: 02 de mar. de 2014.


Histórico Padre Dehon. Disponível em : https://www.blogger.com/profile/16985792389413654875. Acesso em: 02 de mar. de 2014.


Orientação e Mobília: Conhecimentos básicos para a inclusão da pessoa com deficiência visual. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/ori_mobi.pdf. Acesso em: 05 de mar. de 2014.


SANTOS. M.J.; GALVÃO. N.C.S.S.; ARAÚJO. S.C. Atendimento educacional específico - Deficiência visual e surdocegueira. Disponível em: http://books.scielo.org/id/rp6gk/pdf/diaz-9788523209285-24.pdf. Acesso em: 02 de mar. de 2014

Downloads

Publicado

2016-06-20

Edição

Seção

RESUMOS EXPANDIDOS