A luta pelo direito à educação: a transdisciplinaridade como meio de aprendizagem para pessoas com deficiência

Autores

  • Luiz Gomes da Silva Filho UFERSA

Palavras-chave:

Inclusão, Direitos Humanos, Transdisciplinaridade.

Resumo

Este artigo tem por objetivo compreender como se materializa a compreensão sobre temas como inclusão e direitos humanos por meio de uma metodologia transdisciplinar junto aos alunos de uma turma do 2º ano dos anos iniciais, da Escola Estadual Ambulatório Padre João Maria em Natal-Rio Grande do Norte. Em primeiro momento, se tem um percurso histórico e de análise documental no que compete os avanços e retrocessos sobre a inclusão. Em seguida, um debate a cerca dos direitos humanos como forma de superar as desigualdades impostas pela luta de classes, em que opressor estabelece as normas e aqueles que não se enquadram são excluídos, percebendo a garantia dos direitos como meio para emancipação humana. Dessa forma, se propõe uma metodologia que abarque a totalidade e multiplicidade de uma educação que prepara o aluno para além do que o conhecimento sistematizado pode proporcionar, uma educação que prepara para a vida e para a solidariedade. Sendo assim, apresenta-se a transdisciplinaridade como uma prática que dialoga com os saberes e considera a diversidade como parte inerente da formação dos sujeitos. Ainda, fez-se necessário trazer à luz do diálogo as percepções dos alunos sobre temáticas como inclusão e direitos humanos como possibilidade de discorrer sobre a garantia dos direitos e respeito as diferenças como parte fundamental para a formação da condição humana. Por fim, a percepção sobre a educação em direitos humanos através da transdisciplinaridade e o despertar dos sujeitos para ações que comungam com a busca por uma sociedade mais justa, inclusiva e igualitária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Ministério da Justiça. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Disponível em: <www.portal.mj.gov.br>. Acesso em: 13 set. 2014.

LUCENA, Nedja Lima de. Transdisciplinaridade e Complexidade. Natal, RN: IFRN editora, 2013.

MAGALHÃES, Rita Cássia Barbosa de. Reflexões sobre a diferença: uma introdução à educação especial. Fortaleza: Demócrito Rocha/Ed. UECE, 2002.

SOMMERMAN, Américo. Inter ou Transdisciplinaridade? Da fragmentação disciplinar ao novo diálogo entre os saberes. São Paulo: Paulus. Coleção Questões Fundamentais da Educação. 75 pp, 2006.

Downloads

Publicado

2016-06-20

Edição

Seção

RESUMOS EXPANDIDOS