Saberes que curam: a benzedura como tradição popular

Autores

  • Maria da Conceição Fernandes de França UERN
  • Pedro Fernando dos Santos Escola Estadual de Referência em Ensino Médio Gumercindo Cabral – Terra Nova/PE.

Resumo

Este artigo trata de um estudo a ser realizado sobre a benzedura, o seu ritual e os elementos simbólicos que constituem esta prática tradicional no presente, a partir da sua intermediação com o sagrado, tendo em vista as relações sociais envolvidas no exercício dessa prática e sua atuação frente a instituições religiosas. É visível o surgimento acelerado de novas religiões no país, trazendo significativas influências em vários aspectos da vida humana, tanto na condição pessoal no que se refere aos valores e padrões de comportamentos, quanto nas definições sociopolíticas, apontando questionamentos bastante relevantes no que diz respeito às mudanças culturais na atualidade. Particularmente em relação à benzedura - manifestação viva da cultura popular - há uma inquietação no sentido de se descobrir se esse novo contexto religioso tem absorvido sua prática ou, ainda, como a sua tradição tem se mantido no contemporâneo neste novo cenário de disputa entre o catolicismo e as religiões evangélicas. A partir desse aspecto, pretende-se compreender de que forma a prática da benzedura tem incorporado os novos contextos religiosos. Para tanto, será utilizado o método etnográfico e observação participante. Como se trata da observação de uma prática tradicional, percebemos a necessidade de inserção do pesquisador no grupo, partilhando do cotidiano dos rituais e dos espaços de socialização das benzedeiras quando investidas de sua função. Ao analisar a ação das benzedeiras no contexto da diversidade religiosa brasileira, temos em vista que a observação de seus rituais, a análise de seus depoimentos, de sua cultura oral e das narrativas de vida, visa identificar de que modo estas se articulam e se adaptam. Ou seja, como sua tradição absorve – ou é absorvida – pelos códigos e símbolos das denominações evangélicas e do catolicismo renovado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, José Eustáquio Diniz; BARROS, Luiz Felipe Walter; CAVENAGHI, Suzana. A dinâmica das filiações religiosas no Brasil entre 2000 e 2010: diversificação e processo de
mudança de hegemonia. In: XVIII Encontro Nacional de Estudos Populacionais – ABEP, 2012, Águas de Lindóia/SP. Anais. Águas de Lindóia/SP: 2012. 22 p.


ARAÚJO, Maria Paula Nascimento; SANTOS, Myrian Sepúlveda dos. História, memória e esquecimento: implicações políticas. Revista Crítica de Ciências Sociais, n. 79, p. 95-111, 2007.


BENJAMIN, W. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: Obras Escolhidas I, São Paulo: Brasiliense, 1987, p. 197-221.


BERREMAN, Gerald D. Etnografia e controle de impressões em uma aldeia do himalaia.

In: GUIMARÃES, Alba Zaluar (Org.). Desvendando Máscaras Sociais. 3ª ed. Rio de Janeiro: Editora Francisco Alves, 1990, p. 123-174.


BORNHEIM, Gerd A. O conceito de Tradição. In: BORNHEIM et al. Cultura Brasileira – Tradição/Contradição. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor/Funarte, 1987, p. 13-29.


CONNERTON, Paul. Como as sociedades recordam. Oeiras: Celta Editora, 1999, p. 1-46.


GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989. 323 p.
IBGE. Censo 2010. Brasil, 2010. Disponível em:

<http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=2170> Acesso: 14 set. 2015.


NERY, Vanda Cunha Albieri. Rezas, Crenças, Simpatias e Benzeções: costumes e tradições do ritual de cura pela fé. In: VI Encontro dos Núcleos de Pesquisa da Intercom, 2006, Uberlândia/MG. Anais. Uberlândia/MG: 2006. 15 p.


OLIVEIRA, Elda Rizzo. O que é benzeção. São Paulo: Brasiliense, 1985. 110 p.


QUINTANA, Alberto M. A ciência da benzedura: mau olhado, simpatias e uma pitada de psicanálise. São Paulo: Edusc, 1999. 226 p.


SANTOS, Fracimário Vito dos. O ofício das rezadeiras: um estudo antropológico sobre as práticas terapêuticas e a comunhão de crenças entre as rezadeiras de Cruzeta/RN. 296 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2007.

THALITA, Izaíra. Reza forte, seu doutô. Revista Contexto, Mossoró, ano 1, n.7, p. 54-58, dez 2012.

Downloads

Publicado

2016-06-20

Edição

Seção

RESUMOS EXPANDIDOS