A Educação Popular enquanto mecanismo de fortalecimento das lutas sociais: a atuação do projeto ser-tão nos acampamentos do mst.

Autores

  • Maria do Socorro Diógenes Pinto UERN
  • Tayro Leopoldo de Oliveira Bezerra Faculdade Mater Christi

Palavras-chave:

Educação Popular, Empoderamento, Acampamentos.

Resumo

Esse trabalho tem como objetivo discutir a educação popular enquanto mecanismo de fortalecimento das lutas sociais e empoderamento do povo oprimido. Para tanto, analisaremos as formações político sociais, sob a perspectiva da educação popular, realizadas pelo Projeto de Extensão Ser-Tão nos acampamentos do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra – MST. O referido projeto é vinculado a Faculdade de Direito, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, e desenvolve ações de assessoria jurídica popular e educação popular juntos aos movimentos sociais e comunidades vulneráveis de Mossoró e região. Como procedimentos metodológicos utilizamos a pesquisa ação, tendo em vista o fato de estarmos diretamente inseridos no processo de intervenção a ser analisado, bem como a pesquisa bibliográfica, nos respaldando na análise das obras de autores como Paulo Freire (1987, 2001, 2002), Carlos Rodrigues Brandão (2006), Adriano Nogueira (1993), dentre outros. Além disso, realizamos entrevistas com militantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, como forma de avaliar a intervenção do Projeto Ser-Tão na formação política e social das/os acampadas/os. Os resultados obtidos nos demonstraram que as formações facilitadas pelos membros do Ser-Tão contribuíram para o empoderamento das/os militantes, e consequentemente, para o fortalecimento do movimento na região.

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Referências

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação popular. Coleção Primeiros Passos. São Paulo: Editora Brasiliense, 2006.


FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.


_____________. Educação como prática da liberdade. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2001.


_____________. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. 25 ed. São Paulo: Paz e Terra. 2002.


FREIRE, Paulo; NOGUEIRA, Adriano. Que fazer: teoria e prática em educação popular. 4. ed. Petrópolis: 1993.

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Publicado

2016-06-20

Edição

Seção

RESUMOS EXPANDIDOS