Repensando a questão indígena no Brasil: identidades Pataxó/Bahia

Autores

  • Maria Goretti Medeiros Filgueira Secretaria da Educação e da cultura do - SEEC

Palavras-chave:

Lei 11.645/08, Experência com Projeto, Rituais Pataxó.

Resumo

“Repensando a questão indígena no Brasil: identidades Pataxó/Bahia”, aborda o relato de uma experiência através de um projeto que foi desenvolvido na E.E. Dr. Ewerton D. Cortez, que está localizada no Bairro Alto de São Manoel/Mossoró/RN, com alunos do Ensino Fundamental II e os da modalidade Correção de Fluxo, durantes as aulas de História e de Artes; cujo objetivo principal foi o de fortalecer o conhecimento da História e da Cultura Indígena no currículo escolar, conforme o cumprimento da Lei 11.645/2008. Teve como referenciais teóricos, um texto da Revista Mundo Jovem/Abril, 2000, que traz diferentes gêneros literários críticos acerca de 500 anos do “descobrimento” do Brasil, o qual foi aliado, a um estudo introdutório acerca de aspectos históricos e socioculturais dos povos das culturas Pataxó, que habitam o estado da Bahia. Portanto, a partir desses referenciais teóricos, o projeto, foi adaptado, tomou corpo e praticidade, resultando em um rico material didático e pedagógico, expresso em diversas linguagens e manifestações artísticas: escrita, oral, corpóreo e estético, principalmente através das representações coreográficas, cânticos e rituais das identidades culturais Pataxó, culminando, com sua apresentação para a comunidade escolar, da qual recebeu boa apreciação.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Dança dos Indios Pataxó Site: https://www.youtube.com/watch?v=XuinLtQWacs Acesso 30 de Março de 2015.A

ANTUNES. Celso. As inteligências múltiplas e seus estímulos. 6.ed. Campinas, SP: Papirus, 2000.

BERGAMASCHI, Maria Aparecida. Interculturalidade nas práticas escolares indígenas e não indígenas. In: Povos indígenas e escolarização: Discussões para se repensar novas epistemes nas sociedades latino-americanas. Mariana Paladino e Gabriela Czarny (Org,). Rio de Janeiro: Garamond, 2012.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, CONSELO NACIONAL DA EDUCAÇÃO, Diretrizes Curriculares Nacional das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e da Cultura Afro Brasileira e Africana, Brasília DF, Outubro, 2004.

CARDOSO. Tatiane. O teatro mexe com a gente. Arte e Cultura. Revista Mundo Jovem. Julho/2001.

Indio do Brasil ( Apresentação de dança das alunas do CEF 316) Site www.youtube.com/watch?v=4bPY-IIoAUw Acesso em 30 de Março de 2015

Índios Pataxós dançando no CCJF em abril de 2006. www.gloriahorta.net


Indio do Brasil – David Assayag ( Música Indígena Brasileira) Site https://www.youtube.com/watch?v=trJCzSL6gPs Acesso: 30 de Março de 2015


Indios Pataxós e a terra do Descobrimento Site tvbrasil.ebc.com.br/.../indios-pataxos-e-a-terra-do-descobrimento-0

NOGUEIRA, Nilbo Ribeiro. Pedagogia dos Projetos: Uma jornada interdisciplinar rumo das múltiplas inteligências. São Paulo: Érica, 2007.

OLIVEIRA, Augusto Marcos Fagundes. Ser Pataxó: Educação e Identidade cultural. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal da Bahia- Universidade Estadual de Santa Cruz, Universidade de Educação. Convênio UFBA/UESC, 2002.

OLIVEIRA. Lucília Garcez. OLIVEIRA, Jô. Explicando a Arte Brasileira. Rio de Janeiro: Ediouro, 2003.

Povos Indígenas Pataxó no Brasil Site http://bpib.socioamiental.org/pt/povo/pataxo/2305 Acesso em 15 março de 2015.

RELATO DE PRÁTICA: O que escreve? Como escrever? Site https://www.escrevendoofuturo.org.br/conteudo/formacao/orientacao-para-relatos/artigo/660/relato-de-pratica-o-que-escrever-como-escrever . Acessado : 02 de Setembro de 2015.

REVISTA MUNDO JOVEM. Dinâmica: Esta terra tinha dono. Dinâmica. Abril/2000.

SILVÉRIO, Valter Roberto. A (Re)configuração do nacional e a questão da diversidade. In; Afirmando diferenças: montando o quebra-cabeça da diversidade na escola. Anete Abramomowicz, Valter Roberto Silvério (Orgs.) Campinas, SP: Papirus, 2005.

Downloads

Publicado

2016-06-20

Edição

Seção

RESUMOS EXPANDIDOS