Um novo olhar sobre a religiosidade e cultura Afro-Brasileira: questões étnicas.

Autores

  • Neuma Alves de Oliveira UERN

Palavras-chave:

Sincretismo, Religiosidade, Cultura, Indígena, Afro-Brasileira.

Resumo

O presente artigo traz uma análise sobre a religiosidade e a cultura afro-brasileira, tendo como enfoque a contribuição que das raças indígena, negra e europeia para a formação religiosa e cultural do povo brasileiro. A apropriação e a ressignificação da palavra religiosa em terras brasileiras desvela a capacidade criativa desses homens e mulheres que cooperaram decisivamente para a construção do Brasil. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é examinar, criticamente, como o processo colonial colaborou para a miscigenação e a partir de que momento da colonização começa o sincretismo, bem como, analisar as diferentes manifestações culturais e religiosas do país com destaque para as indígenas e afro-brasileiras. Para entendermos a religiosidade e cultura a partir da colonização, procederemos com um olhar sobre a miscigenação, o sincretismo, as irmandades negras e as festas na colônia, fazendo uma análise desta temática da história brasileira, a partir do encontro das três raças no período colonial, compreendendo como influíram para a formação das diversas manifestações da cultura e religiosidade do nosso povo. Desta forma, entenderemos que a nossa cultura hoje se constitui como uma mescla das diferentes raças que se miscigenaram e sincretizaram suas crenças e costumes, formando no que se caracteriza a sociedade brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

LARAIA, Roque de Barros. Cultura: Um Conceito Antropológico. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 14 Ed, 2001.


SOUZA, Laura de Melo e. O Diabo e a Terra de Santa Cruz: feitiçaria e religiosidade popular no Brasil Colonial. São Paulo: Companhia das Letras, 1986.


ORTIZ, Renato. Cultura Brasileira e Identidade Nacional. 5ª Ed. São Paulo: Brasiliense, 2006.




VAINFAS, Ronaldo. Colonização, miscigenação e questão racial: notas sobre equívocos e tabus da historiografia brasileira. Agosto 1999.


VAINFAS, Ronaldo. SOUZA, Juliana Beatriz de. Brasil de Todos os Santos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2000.


VALE, Fernanda Cristina. Resenha do livro de VAINFAS, Ronaldo. SOUZA, Juliana Beatriz de. Brasil de Todos os Santos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2000.

Downloads

Publicado

2016-06-20

Edição

Seção

RESUMOS EXPANDIDOS