O lugar da travesti é onde ela quiser: a realidade das travestis no ambiente acadêmico Norte-Rio-Grandense

Autores

  • Pedro Henrique Azevedo da Silva Paiva UERN
  • Elcimar Dantas Pereira UERN

Palavras-chave:

Travesti, Ensino Superior, Resistência.

Resumo

As pessoas resistem em compreender que há travestis universitárias, e que o ensino superior é um lugar que estas, por direito, podem e devem estar presentes. As trajetórias de vida das travestis, de maneira geral, são marcadas por espaços de exclusão, assujeitamento e violência, fruto de uma realidade sociocultural transfóbica, cisgênera e machista. Durante muito tempo existiu uma enorme barreira que impossibilitava o ingresso das travestis no ambiente acadêmico. Atualmente ainda existe, mas esta não é mais impermeável. A pesquisa em tela, que está em andamento, almeja compreender como se dá a vivência acadêmica das travestis na realidade do ensino superior do Rio Grande do Norte. Em uma perspectiva etnográfica, realizamos conversas semiestruturadas com duas travestis universitárias, que relataram um pouco de suas trajetórias enquanto alunas do ensino superior público. É notório o crescimento do número das travestis cursando uma graduação no estado, ocupar este espaço é sobretudo resistir e impor-se a uma sociedade opressora que as colocam à margem e renega direitos fundamentais, como o da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, Luma. Travestis na Escola: assujeitamento e resistência à ordem normativa. Tese (doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Fortaleza, 2012.
BARBOSA, Bruno Cesar. Nomes e Diferenças: uma etnografia dos usos das categorias travesti e transexual. Dissertação de Mestrado do PPGAS da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2010.
BENEDETTI, Marcos Renato. Toda Feita: o corpo e o gênero das Travestis. Rio de Janeiro: Garamond, 2005.
BENTO, Berenice. Na escola se aprende que a diferença faz a diferença. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, Universidade Federal de Santa Catarina, v. 19, n.2, 2011.
GOFFMAN, Erving. Estigma: Notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. 4. Ed. Rio de Janeiro: LTC, 1998.
KULICK, Don. Travesti: prostituição, sexo, gênero e cultura no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2008.

Downloads

Publicado

2016-06-20

Edição

Seção

RESUMOS EXPANDIDOS