A importância do planejamento escolar para a elaboração de aulas de história e cultura africana e afro-brasileira

Autores

  • Timótheo Machado Henrique UFERSA

Palavras-chave:

Planejamento, Lei 10.639/03, História, Cultura Afro-Brasileira, Cultura Africana.

Resumo

No presente artigo discutiremos a importância do planejamento escolar na elaboração de aulas de História e Cultura Africana e Afro-brasileira, para tal nos debruçamos para elaboração deste em análises bibliográficas, sobretudo no Plano Nacional de Implementação de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. O tema será abordado tendo em vista o pressuposto pela Lei 10.639/03 que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira nas escolas da educação básica, com objetivo de promover e valorizar a diversidade do povo brasileiro, bem como criar dispositivos que eliminem a discriminação racial em nosso país. Ao trabalhar este texto, propôs-se reflexões acerca do mesmo e sentiu-se a necessidade de dividir o mesmo em blocos de discussões que são: Breve Processo (Teórico) do Ensino de História no Brasil onde buscar-se-á correlatar os processos teórico-metodológicos de ensino-aprendizagem da história brasileira, A lei 10.639/03 Contrapondo esse o Processo Histórico, O Planejar do Ambiente Escolar onde buscou-se tratar sobre o porquê de planejar este ambiente e qual sua importância/influencia no processo de ensino-aprendizagem, e por fim, O Planejamento Escolar e a Lei 10.639/03, onde buscou-se retratar da importância e necessidade de abordar cotidianamente a História e Cultura Africana e Afro-brasileira nas aulas de História, não deixando-as apenas para os dias festivos referentes aos dias da Consciência Negra.

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Referências

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Publicado

2016-06-20

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RESUMOS EXPANDIDOS