Educação no campo e na cidade: narrando experiências do processo de formação inicial

Autores

  • Viviane Santos de Lima IFRN
  • Hostina Maria Ferreira do Nascimento UERN
  • Aleksandra Nogueira de Oliveira Fernandes UERN

Palavras-chave:

Educação, Formação Inicial, Escolas do Campo e da Cidade.

Resumo

Este trabalho é um recorte do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Pedagogia da Faculdade de Educação – FE da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), apresentado em agosto de 2014. Tem como tema: Educação no campo e na cidade: narrando experiências do processo de formação inicial. Apresenta narrativas de experiências do processo de formação inicial em escolas do campo e da cidade. E busca compreender como as narrativas de experiências acadêmico-pedagógicas em escolas do campo e da cidade contribuem para a formação inicial; entender como acontece o processo pedagógico e o processo de Alfabetização e Letramento em escolas do campo e na cidade; além de refletir sobre as experiências acadêmico-pedagógicas em escolas do campo e da cidade. Para o embasamento teórico foram utilizados autores como Freire (1988;1983;1996) que destaca a importância do conceito de leitura de mundo e do conceito de extensão; Nascimento (2011) que traz a importância do exercício de ação-reflexão-ação e Ferreiro (2010) que discute a aquisição da língua escrita, além de Arroyo, Caldart e Molina (2008) que defendem a identidade campestre e Azevedo (2007) que aborda o processo histórico das escolas rurais. Para definir as classes multisseriadas na perspectiva do Programa Escola Ativa temos às Orientações Pedagógicas para a formação de educadoras e educadores MEC-MOPFEE (2009); Nóvoa (2007) e Souza (2007) que abordam sobre as narrativas de formação. Este estudo tem, como pesquisa qualitativa, minha autobiografia como professora em formação inicial, apresentando as vivências que influenciaram na minha atuação em sala de aula. Dessa maneira, vejo as narrativas como uma possibilidade para compreender meu processo de formação inicial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARROYO, Miguel Gonzalez; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Mônica Castagna
(Org.). Por uma educação do campo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

AZEVEDO. Márcio Adriano de. Política de Educação do Campo: concepções, processos e desafios. Brasília: Líber Livro, 2007.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental, 1996.
BRASIL. Programa Escola Ativa - Orientações Pedagógicas para a formação de educadoras e educadores. Brasília: SECAD/MEC, 2009.

FERREIRO, Emilia. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez, 2010.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1988.

FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

NASCIMENTO, Hostina Maria Ferreira do. Círculo de Ação-Reflexão-ação. Natal: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO. UNIVERSIDADE, 2011. (Tese de Doutorado)

NÓVOA, António. Os professores e as histórias da sua vida. (Org) Vidas de professores. 2 ed. Porto Editora: Porto/Portugal, 2007.

SOUZA. Elizeu Clementino de. (Auto)biografia, histórias de vida e práticas de formação. Maranhão: Scielo books, 2007.

Downloads

Publicado

2016-06-20

Edição

Seção

RESUMOS EXPANDIDOS