PESQUISA FOTOGRAFANDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA - APLICADA AOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I E II DA CIDADE DE LUCRÉCIA-RN E FRUTUOSO GOMES-RN

  • Edilene Leite Alves
  • Romão de Freitas Silva
Palavras-chave: Pedagógica. Professores. Pesquisa. Desenvolvimento

Resumo

O nosso artigo objetiva fazer uma análise da prática pedagógica de professores de escolas públicas, considerando as estratégias de intervenção e a abordagem epistemológica empregada em sala de aula do Ensino Fundamental I e II, e aplicada a quatro (4) professores dessa modalidade através de uma entrevista contendo sete (7) questões relacionadas a sua profissão docente. Para analisarmos as respostas do questionário utilizamos como base teóricos estudiosos como La Taille (1992), Castorina (1996), Wallon (1993), Santos (2009), Chauí (1980), Freire (2015), Vygotsky (1988 e 1989), Nérice (1972), Dantas (1992), Martins, Brandalise e Flach (2010), Milan, Garms e Lopes (2011), Constituição Federal (1988), Oliveira (1992) e Oliveira e Resende. Assim, percebemos que o relacionamento entre professor e aluno deve ser de amizade, de troca de solidariedade, de respeito mútuo, enfim, a escola hoje, mais do que em qualquer outro tempo, é um espaço onde se constroem relações humanas.
Publicado
10-10-2017