MÚSICA E INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL : UMA PERSPECTIVA PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA COM MICROCEFALIA

Autores

  • Italo Soares da Silva

Palavras-chave:

Música. Educação Musical. Educação infantil. Inclusão. Microcefalia.

Resumo

Este artigo é fruto da experiência vivida por um licenciando em música da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), na qual busca relatar e refletir sua prática docente no estágio não obrigatório da Prefeitura Municipal de Mossoró, na perspectiva da inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais. Acompanhamos durante o estágio uma criança de 6 anos de idade com microcefalia, durante o período que compreende o início do mês março até o presente momento. O objetivo desse relato é destacar as contribuições da música para o desenvolvimento desse aluno como também entender a microcefalia e suas abrangências físicas e cognitivas. Utilizamos o diário de estágio e a observação participante como técnica de coleta de dados, bem como uma breve revisão de literatura que versa sobre música e inclusão. Deste modo, percebemos a importância da inclusão do aluno com microcefalia para o seu desenvolvimento, como também a eficácia da música como ferramenta pedagógica e inclusiva.

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Referências

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Publicado

2017-10-10