INCLUSÃO SOCIAL NA ESCOLA: ALGUMAS REFLEXÕES ACERCA DA INICIAÇÃO À PESQUISA SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO

Autores

  • José Gustavo de Souza Bezerra UFERSA
  • Ady Canário de Souza Estevão

Palavras-chave:

Educação. Inclusão Social. Formação de Professores.

Resumo

O presente trabalho objetiva apresentar uma pesquisa de conclusão de curso em andamento durante a formação de professores do curso de Educação do Campo, cujo título é “Educação inclusiva: formação de professores da Escola Estadual José Rufino em Angicos - RN”, onde pretende-se analisar o processo de formação dos professores da escola aludida, na perspectiva da educação inclusiva. Parto da premissa teórica elaborada por (FERREIRA e ORLANDI, 2014), que mostram o discurso constituído e constitutivo do social e dado à materialização na linguagem, como também a importância da formação de professores no atendimento educacional especializado (PRETI, DIAS). Metodologicamente este trabalho está sendo desenvolvido através de formulários online com os docentes da mesma Escola. Como resultados parciais têm-se que a escola busca realizar um atendimento educacional especializado. Concluímos que é necessário a qualificação do docente, pois é um ponto fundamental para a efetivação da política de inclusão social na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAPTISTA, Claudio Roberto, PEDÓ, Priscila Martini. Atendimento educacional especializado: uma análise sobre pesquisa em universidades brasileiras (2002-2012). Cadernos de Pesquisa em Educação - PPGE/UFES 25. 2013

CAPELLINI, Vera Lúcia Messias Fialho e RODRIGUES, Olga Maria Piazentin Rolim. Educação inclusiva: fundamentos históricos, conceituais e legais. Bauru: UNESP/FC, 2012. Coleção: Práticas educacionais inclusivas.201 p.il.V. 2

FERREIRA, Eliana Lucia, ORLANDI, Eni P. Discursos Sobre a Inclusão. Niteroi. Intertexto, 2014

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Igualdade e diferenças nas escolas: olhares de futuras pedagogas. Campinas, SP: FE/ UNICAMP, 2007.

PRETI, Jéssica, DIAS, Patrícia Jovino de Oliveira. Formação de professores do atendimento educacional especializado: uma análise de dados do município de Londrina no ano de 20111. Londrina, 2013.

Downloads

Publicado

2017-10-11