O PROCESSO DE INCLUSÃO NOS CURSOS DE EAD

Autores

  • Michela Melo da Silva

Palavras-chave:

Educação a distância. Pessoas com deficiência. Inclusão

Resumo

O trabalho descreve a importância do ensino a distância no processo de inclusão nos cursos de EAD, tendo como objetivo o relato das possibilidades de inserção das pessoas com necessidades especiais, através do método científico e investigatório, lendo os relatos e pesquisas já executadas e aplicadas e também coletando dados através de entrevistas em cursos realizados online. A troca de experiências e o compartilhar de fontes de estudo torna o aluno com necessidades especiais incluso em todo processo de aprendizagem, há o respeito pela individualidade do aluno, não só fisicamente, mas cognitivamente, pois educação à Distância, fomenta a construção social possibilitando o desenvolvimento de uma sociedade em conflito educacional, portanto, na contemporaneidade ela deve ser pensada e entendida como fenômeno intelectual que possa contribui para o desenvolvimento social, cultural, econômico, científico, filosófico e político da sociedade, possibilitando a inclusão, capacitação e a socialização do conhecimento no Brasil e no mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

GONZALEZ, Mathias. Fundamentos da Tutoria em Educação a Distância. São Paulo: Ed. Avercamp, 2005.
FREIRE, P. Educação como Prática da Liberdade. 14. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1983b.
LÉVY, Pierry. Cibercultura. São Paulo: Edições 34, 1999.
MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá. Campinas, SP: Papirus, 2007.
LOBO NETO, Francisco Jose da Silveira. Regulamentação da educação a distância: caminhos e descaminhos. In: SILVA, Marco. Educação Online. 2ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2006. Págs. 399 – 415.
MORAN, José Manuel. Educação a Distância. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/. Acesso em:16/06/2009
PRETTI, Orestes. Educação a distância: construindo significados. Cuiabá: NEAD/IE, UFMT, 2000.
SOUZA, Carlos Alberto de et al.Tutoria em Educação a Distância. Disponível em http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/088-TC-C2.htmAcesso em: 19/06/2009 PALLOF,Rena M&Keith Pratt. O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes online. Tradução: Vinícius Figueira. Porto Alegre: Artmed, 2004.
SILVA, Marcos. (organizador). Educação online: teorias, práticas, legislação e formação coorporativa. São Paulo: Edições Loyola, 2003.
SONZA, A., SANTAROSA, L.M.C. Ambientes digitais virtuais: acessibilidade aos deficientes visuais. Revista do Pgie: Informática na Educação Teoria e Prática, 2003. Disponível em: www.cinted.ufrgs.br/renote/fev2003 Acesso em 26/04/2008

Downloads

Publicado

2017-10-11