APRENDIZAGEM SOCIAL E PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA

Autores

  • Telmir de Souza Soares

Palavras-chave:

Aprendizagem social, Democracia, Participação política.

Resumo

Nascida na Grécia, no século V, a democracia subsiste no século XXI como a forma de governo mais "representativa" entre países dos mais diversos espectros ideológicos, políticos, sociais e econômicos. Entretanto, ela está, segundo uma expressão paradoxal da língua francesa, partout ailleurs, nulle part, a saber, em todas as partes e em parte alguma. O motivo dessa décalage são vários, mas gostaríamos de destacar o problema do monopólio do modelo representativo. Entre nós o problema é ainda mais grave uma vez que, por falta de uma educação crítica e conscientizadora, no que diz respeito aos direitos e deveres do cidadão, a população nem sabe o que demandar e o que fazer quando não é atendida. Nosso artigo visa apresentar a noção de aprendizagem social como prática capaz de promover o desenvolvimento de uma participação política que possa dar voz e vez aos alijados do poder em meio à democracia representativa.

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Referências

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Publicado

2017-10-16