A ESTILÍSTICA NOS TEXTOS EMOTIVOS, EXPRESSIVOS E SUBJETIVOS – O EU-LÍRICO EM FOCO: ANÁLISE DE “PARA QUE A EXISTÊNCIA VALHA A PENA...” DE LYA LUFT

Autores

  • Rafaella Meliza Andrade de Lima

Palavras-chave:

Estilística, Recursos estilísticos, Lya Luft,

Resumo

O presente trabalho objetiva-se analisar os recursos estilísticos nos textos emotivos, expressivos e subjetivos, tendo o eu-lírico como foco. Nosso corpus de análise trata-se de uma prosa poética intitulada de “Para que a existência valha a pena...” da escritora, poeta, jornalista e tradutora brasileira Lya Luft, encontrada no site “VIVA 50”. A autora, desde criança traçou seu perfil de questionadora e contestadora, formando assim a sua identidade que influi diretamente em seu modo de visualização, percepção e expressão sobre o que se propõe. Tornou-se professora de Linguística e colunista mensal da Revista Veja, sendo detentora dos recursos linguísticos em seu modo de escrita, e dotada da criticidade pertinente em suas respectivas opiniões. Desse modo, para a análise do corpus a fim de detectar os recursos linguísticos empregados, seguiremos trajetos metodológicos alicerçados nos seguintes pontos: Estrutura do texto, palavras (vocábulos), pontuações, vozes do eu-lírico e da autora, efeitos emotivos e expressivos, linguagem conotativa e subjetiva, além das figuras de linguagem. Para tal, apoiar-nos-emos nas proposições teóricas de Dubois (1973), Houiss (2011), Monteiro (2005; 2009), Murry (1949), Reis (1981), Riffatterre (1971), Ulmann e Bally (1968) entre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Discussão sobre o eu-lírico. Disponível em: >http://portugues.uol.com.br/literatura/eu- lirico.html<. Acesso em: 10 Mai. 2017.

DUBOIS, Jean et ali. Dicionário de Linguística. São Paulo: Cultrix, 1973.

HOUAISS, Antônio e Villar, Mauro de Salles (2001). Dicionário Houaiss de Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva.

RIFFATERRE, Michael. Essais de Stylistique Structurale [tradução de Daniel Delas] Paris: Flammarion, 1971.

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E.M. Metodologia do trabalho científico. 5.ed. rev. ampl. São Paulo: Atlas, 2001.

MONTEIRO, José Lemos. A Estilística: manual de análise e criação do estilo literário. 2 ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2009.

, José Lemos. A Estilística: manual de análise e criação do estilo literário. Petrópolis-RJ: Vozes, 2005.

Para que a existência valha a pena... Disponível em: >http://www.viva50.com.br/para-que-a- existencia-valha-a-pena-texto-de-lya-luft/<. Acesso em: 11 Abr. 2017.

REIS, Carlos. Técnicas de análise textual. Introdução à leitura crítica do texto literário. Coimbra: Livraria Almeida, 1981.

ULLMANN e BALLY, Stephen. Charlles. Semântica: uma introdução à ciência do significado. 4. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1968.

Downloads

Publicado

2017-10-16