PROCEDIMENTOS DE INTERVENÇÃO NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS INCLUSIVAS: DESAFIOS DO PROFESSOR

Autores

  • Núzia Roberta Lima
  • Antônio José de Sousa Sampaio Barros

Palavras-chave:

Inclusão. Professor. Práticas de intervenção

Resumo

Nos últimos anos, temos vivido um momento inédito no que diz respeito aos avanços legais relacionados à inclusão das pessoas com deficiência. Com foco nessa questão, diversos trabalhos evidenciam a distância significativa entre as políticas de educação inclusiva, os projetos propostos e as práticas em sala de aula. Este estudo, porém, objetivou discorrer sobre os desafios encontrados pelo professor ao desenvolver procedimentos de intervenção junto aos alunos com necessidades especiais, considerando as vivências da educação inclusiva com deficientes visuais. Posto isso, o referencial teórico-metodológico para a realização desta pesquisa fundamenta-se em autores que discutem a inclusão, com destaque para Carvalho (2014), Silva (2014), Alves (2005), Vizim (2001), Gaio e Meneghetti (2010). Utilizamos ainda como referencial as experiências por nós obtidas através de cursos de formação continuada e das práticas pedagógicas desenvolvidas no contexto em sala de aula. Os resultados obtidos revelaram a importância da formação continuada do professor, bem como a necessidade de procedimentos de intervenção voltados a uma prática educativa mais inclusiva.

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Referências

ALVES, Fátima. Inclusão: muitos olhares, vários caminhos e um grande desafio. RJ: Wak, 2005.
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GAIO, Roberta; MENEGHETTI, Rosa G. Krob. Educação especial. Petrópolis - RJ: Vozes, 2011.
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VIZIM, Shirley e Marli. Educação especial: Múltiplas leituras e diferentes significado. Local. Editora, ano.

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Publicado

2017-10-18