Eficiência energética em prédios públicos: análise da inserção de lâmpadas LED na UFERSA
Resumo
Um dos principais gastos de um país é o consumo de energia elétrica, portanto reduzir de forma eficiente a energia elétrica é uma das alternativas almejadas. A iluminação, por exemplo, requer uma alta demanda de energia elétrica, utilizar de uma iluminação eficiente é uma forma de reduzir os custos de uma edificação. Estima-se que em 2018, cerca de 7% de toda a energia produzida no Brasil foi consumida pelo poder público, e o consumo através da iluminação equivale a aproximadamente 1/3 de uma edificação. Neste contexto, o presente trabalho avaliou o impacto da inserção e troca das lâmpadas fluorescentes tubulares por lâmpadas do tipo LED na Universidade Federal Rural do Semiárido em Mossoró-RN. O trabalho foi desenvolvido avaliando dois prédios da Instituição, no caso, Prédio Engenharias 1 e Prédio da Biblioteca. Para realização do trabalho, inicialmente foram identificados todos os ambientes dos prédios avaliados, e realizou-se um quantitativo das lâmpadas e seus tipos, além de medição in loco da iluminância de cada ambiente. Posteriormente, os valores medidos antes e após a troca foram comparados. Com o intuito de visualizar o impacto dessa substituição da iluminação, foram realizadas pesquisas de satisfação com os usuários destes lugares, que avaliaram de forma satisfatória
No processo de submissão, via plataforma OJ/SEER, os autores concordam com os termos propostos pela revita, concedendo o direito de primeira publicação, além de outras especificações que podem ser visualizadas em: http://.... Declaração de Direito Autoral Os Autores que publicam na revista concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).