Análise e simulação de antena de microfita para controle e monitoramento de um drone em áreas agrícolas
Resumo
Este artigo tem por objetivo projetar uma antena de microfita para transmissão e recepção de dados de controle de um VANT (Veículo aéreo não tripulado) para o monitoramento de áreas agrícolas. Com o intuito de utilizar as características da antena de microfita para direcionar o sinal de radio frequência para uma direção específica, para melhorar o alcance e qualidade do sinal. Deste modo, a partir de simulações nos softwares Ansys HFSS 2019, Scilab e Mission Planner, demonstrar a viabilidade deste recurso para monitoramento de áreas agrícolas, das quais proporcionam mapas de produtividade, de infestação de pragas e ervas daninha, valores fundamentais para a melhoria de produtividade, sendo possível reduzir um dos problemas que os grandes campos agrícolas possuem, devido a sua extensão, permitindo o VANT a alcançar áreas maiores. A antena de microfita desenvolvida possui sua frequência de ressonância em 2,45GHz (Banda ISM – Industrial, Cientific and Medical band), além de possuir características diretivas satisfatórias para as aplicações específicas de agricultura de precisão simuladas.
No processo de submissão, via plataforma OJ/SEER, os autores concordam com os termos propostos pela revita, concedendo o direito de primeira publicação, além de outras especificações que podem ser visualizadas em: http://.... Declaração de Direito Autoral Os Autores que publicam na revista concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).