Testes em Fibras Ópticas Utilizando o OTDR: Parâmetros de Configuração do Instrumento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21708/issn27635325.v3n2.a10642.2021

Resumo

Este estudo teve o objetivo de analisar os efeitos das variações de configuração de OTDR nos resultados dos testes ópticos, utilizando recursos do modo avançado de configuração. Foram revisados o princípio de funcionamento do instrumento e conceitos fundamentais, como range dinâmico e zona morta. Foram estudados os parâmetros de configuração do instrumento, como largura de pulso, tempo de aquisição, resolução de amostragem, entre outros, e como estes parâmetros estão inter-relacionados. Foram realizados testes ópticos com OTDR em um enlace óptico real, com variação dos parâmetros de configuração. Os resultados foram analisados com base no referencial teórico, identificando-se formas de melhor explorar as funcionalidades do modo avançado de configuração.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávio Fontoura Júnior, Companhia Estadual de Transmissão de Energia Elétrica

Nasci em Rosário do Sul, RS, em 13 de janeiro de 1981. Possui os títulos: Técnico em Telecomunicações (CEFET-RS, 1998), Engenheiro de Telecomunicações (Unilasalle, 2009), Especialista em Gerenciamento de Projetos PMI (FGF, 2011) e Especialista em Sistemas de Telecomunicações (ESAB, 2018).
De 2001 a 2009 atuei na CEEE-GT como técnico em telecomunicações, desenvolvendo atividades relativas à manutenção do sistema de telecomunicações. Desde de setembro de 2009 atuo na mesma empresa como engenheiro em eletrônica, desenvolvendo atividades relacionadas à engenharia de telecomunicações. Minhas pesquisas incluem aspectos gerais sobre comunicações ópticas e gerenciamento de projetos.

Downloads

Publicado

2021-12-06

Edição

Seção

Artigos