Sobre a Revista

Periodicidade

As duas primeiras edições da revista tiveram periodicidade anual (a 1ª edição em 2019 e a 2ª edição em 2020).

A partir da 3ª edição (em 2021) a periodicidade passou a ser semestral.

Próximas Edições

Publicação da 8º Edição (v.5 n.2 2023), em 26/12/2023.

Está aberto o período de submissão de trabalhos para a 9º Edição (v.6 n.1 2024).

Foco e Escopo

A Revista Eletrônica de Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica - R4EM é uma publicação científica eletrônica de abrangência nacional e de periodicidade semestral.

Este periódico é uma iniciativa do Programa de Educação Tutorial PET Mecânica&Energia e está cadastrada na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA na categoria de Divulgação Científica. Este projeto iniciou em 2017 e teve a publicação da primeira edição do periódico em 2019. O periódico também conta com o apoio da EDUFERSA e do Sistema de Bibliotecas da UFERSA - Biblioteca Orlando Teixeira.

A revista tem o objetivo de publicar produções científicas e técnicas das áreas de engenharia mecânica e elétrica para discentes, docentes, técnicos e comunidade de forma integral.

Tem como missão incentivar pesquisadores, docentes, técnicos, engenheiros e discentes no desenvolvimento de trabalhos práticos/experimentais sobre temas científicos de interesse nas áreas de publicação da revista; servir como meio de consulta, divulgação científica e instrumento de pesquisa.

O público alvo da revista são todos os pesquisadores, profissionais e estudantes das áreas de Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica, bem como áreas afins nas temáticas propostas pela revista, por serem esses de relevantes interesses técnicos.

Conselho Editorial

O Conselho Editorial da R4EM é constituído por profissionais de notória capacidade e de reconhecimento nacional ou internacional nas áreas das linhas editoriais da revista. O membro do Conselho Editorial tem função consultiva e podem ser convidados individualmente para dar parecer em material submetido para publicação, propor nomes de avaliadores, dar sugestões nas linhas editoriais da revista, contribuir para implementação do escopo e regras da revista, sugerir números temáticos e contribuir na difusão do periódico. O Conselho Editorial é convocado por um dos editores-chefes, reuni-se ordinariamente uma vez por ano e, extraordinariamente, sempre que necessário. O Conselho Editorial é convocado para contribuir coletivamente sobre implementações no escopo da revista, regras da revista, sugerir números temáticos e propor nomes para compor o conselho editorial.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os manuscritos submetidos à revista serão, preliminarmente, avaliados pelo Comitê Editorial. Se aprovados, seguirão tramitando e, na etapa de AVALIAÇÃO, passarão por um processo de seleção que envolverá apreciação por especialistas nas áreas temáticas de publicação deste periódico.
Os artigos frutos de Trabalhos/Projetos de Conclusão de Curso, podem ser avaliados diretamente pelos professores que comporem a banca de avaliação do TCC mediante concordância destes, à exceção do orientador e co-orientador, recebendo inclusive certificado de parecerista ad hoc.
Demais trabalhos serão enviados para avaliação sem a identificação de autoria, preservando a identidade dos autores e suas afiliações, em coerência à política de privacidade adotada.
Todos os textos serão submetidos à avaliação de, pelo menos, 2 (dois) avaliadores pareceristas ad hoc obedecendo aos critérios propostos pela revista, para análise de mérito do manuscrito. A revista conta com um quadro de avaliadores (parecerista) ad hoc, que são membros convidados. O prazo para avaliação pode durar até trinta dias.
Caberá ao Comitê Editorial, deste periódico, a decisão final do aceite para publicação. A aprovação para publicação dos artigos será baseada na originalidade, qualidade e mérito científico em concordância com os requisitos apontados no item 2.2 - Políticas de Seção.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Sponsors

A Revista Eletrônica de Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica e todos que a compõem agradecem à UFERSA e à Editora Universitária da UFERSA (EDUFERSA) por todo apoio.

Histórico do periódico

A “Revista Eletrônica de Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica - R4EM” da UFERSA é uma iniciativa do PET Mecânica&Energia – Programa de Educação Tutorial Interdisciplinar dos Cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica da UFERSA.
A Revista foi oficialmente criada em 03/05/2017 pelos Professores Francisco Edson Nogueira Fraga e Idalmir de Souza Queiroz Júnior, em conjunto com os alunos do PET Mecânica&Energia(*), como uma das atividades deste grupo PET voltada ao fomento à pesquisa nos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica da UFERSA no âmbito da graduação, bem como, promover a interação com grupos de pesquisa de outras instituições de ensino.

(*) Alunos do PET co-fundadores da revista:
- Adriano Araujo Goncalves Junior
- Bruna Luana Fontes Rodrigues
- Carlos Henrique Medeiros Maia
- Caio Nepomuceno Santos
- Danilo Jeferson Gomes Lopes
- Jakson Gomes De Oliveira Junior
- Jefferson Luan Caetano Jorge De Moura
- Jesse Medeiros De Paiva Filho
- José Máspoli Ferreira Pereira
- Lidianne De Fatima Nascimento De Morais
- Liliane Ferreira Araújo
- Maeva Rênnua Silva Soares Araújo
- Milla Vitoria Filgueira Victor
- Rita Anne Andrade Barreto
- Thalita Brenna Da Silva Moreira
- Vitoria Caroline Carvalho Do Nascimento